Stédile aborda política habitacional em painel no Congresso Brasileiro de Arquitetos

15 site
Secretário destacou os desafios para a promoção da política habitacional no Estado - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, participou nesta sexta-feira (11) de painel do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos. O titular da pasta falou sobre as ações desenvolvidas pela secretaria para a promoção da política habitacional, com destaque para a regularização de loteamentos em todo o Estado.

O encontro teve como tema a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS). "Estamos realizando um censo habitacional que preliminarmente já nos aponta para 3,8 mil loteamentos irregulares em todo o Estado. São mais de 3 milhões de gaúchos e gaúchas nessas condições", destacou Stédile. "Defendemos um pacto entre poder público, universidades e entidades, como o CAU/RS, para avançarmos nas políticas públicas", completou.

Participaram da atividade, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva; a arquiteta da secretaria Nacional de Habitação (Ministério do Desenvolvimento Regional), Alessandra d’ávila, além do ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos.

A atividade ocorreu no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.