Secretaria de Obras e Habitação marca presença na Expodireto

expo capa
Governador Eduardo Leite e secretários marcaram presença na Expodireto nesta segunda-feira (11) - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Saul Teixeira - Ascom SOP

Com o objetivo de descentralizar as ações da secretaria estadual de Obras e Habitação, o titular da pasta, José Stédile, esteve nesta segunda-feira (11) na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no norte do Estado. A feira, que está na sua 20ª edição, foi aberta oficialmente nesta manhã, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na ocasião, Stédile visitou os estandes da feira e conversou com o governador, prefeitos e com os demais secretários estaduais sobre os desafios do setor.

Focada em tecnologia e negócios, a expectativa é que a feira alcance o patamar do período antes da crise, em 2014. A projeção é chegar a R$ 2,7 bilhões em propostas encaminhadas durante o evento. Se a cifra for confirmada, haverá crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando somou R$ 2,2 bilhões. “Mobilizamos muitos dos nossos secretários entrosados com o agronegócio, porque o setor não se resume à pasta da Agricultura. Pela importância que tem para a economia e o impacto que tem na nossa sociedade, se relaciona com transporte, educação, saúde, enfim, com tudo que interessa à população gaúcha”, destacou Leite.

8
Stédile visitou os estandes da feira e conversou com autoridades sobre os desafios do setor - vice-governador Ranolfo Vieira Jr. - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O vice-presidente da República destacou o intuito de unir forças de todas as esferas e instâncias para desenvolver o RS e o Brasil, principalmente em torno do agronegócio. “Nosso governo tem o compromisso com as senhoras e os senhores responsáveis por parte significativa do PIB do país e, particularmente, 40% do nosso Estado”, destacou Mourão. “Precisamos fornecer os instrumentos necessários para dar liberdade de manobra a todos aqueles que querem produzir”, acrescentou o general, que representou o presidente Jair Bolsonaro no evento.

Também representando o governo federal, a ministra da Agricultura afirmou que serão feitos os esforços necessários para atender às demandas do setor. “Temos grandes desafios pela frente, mas venceremos todos. A agricultura brasileira é moderna, está na frente, e não tem páreo para nós no mundo”, disse Tereza Cristina.

Até sexta-feira (15), 534 expositores, em 98 hectares, estão preparados para receber cerca de 250 mil visitantes de mais de 70 países.

* Com informações de Vanessa Kannenberg - Secom