Secretaria de Obras celebra 129 anos e homenageia ex-secretário

01 site
Secretário José Stédile destacou os serviços prestados pelo antecessor Rogério Salazar à frente da pasta - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Jean P.H. Maidana - Ascom SOP

A secretaria estadual de Obras e Habitação completou nesta quinta-feira (21) os seus 129 anos de história com uma trajetória marcada pelo compromisso no planejamento, gestão de projetos e realização de obras públicas. Para marcar a data foi realizado o descerramento da fotografia do advogado Rogério Salazar na galeria dos ex-secretários da SOP — ele chefiou a pasta entre 19 de abril de 2018 até 31 de janeiro de 2019. A solenidade ocorreu no terceiro andar da secretaria, local que abriga a galeria dos secretários, com registro desde o ano de 1889.

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile falou sobre a data especial e marcante na história da secretaria. “A SOP é uma das mais antigas pastas da administração pública estadual, tendo passado pela gestão da secretaria personalidades como Synval Guazzelli, Leonel Brizola, entre outras ilustres personalidades. Hoje fazemos uma justa homenagem ao ex-secretário Rogério Salazar que deixou seu legado e passa a integrar o seleto grupo de ex-gestores da SOP”, frisou o secretário. “Seguiremos trabalhando para que o Rio Grande entregue cada vez melhores serviços à sociedade”, completou.

Em 21 de março de 1890 foram criadas as secretarias de Agricultura e Obras; do Interior e da Fazenda. Na época, a Secretaria de Obras foi incorporada pelos servidores da ‘Diretoria de Agricultura e Obras’, tendo os serviços distribuídos pelos setores de forma independente, porém reportados ao titular da pasta.

Rogério Salazar passa a ser o 58º integrante da tradicional galeria de ex-secretários. “A SOP cumpre um importante papel estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em especial nas áreas da educação, segurança, habitação e saneamento básico”, disse, destacando que a história da pasta é construída por centenas de dirigentes, arquitetos, engenheiros e funcionários das mais diversas áreas e especializações. “Fica o meu agradecimento ao secretário José Stédile e aos servidores pela homenagem e pela convivência”, concluiu.

2 sitesitesite ok
Rogério Salazar passa a ser o 58º integrante da tradicional galeria de ex-secretários - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Nos 129 anos de história, as demandas voltadas para viação terrestre e fluvial, saneamento, habitação, urbanismo, economia, agricultura e, até mesmo de serviços geológico e mineralógico serviram de razão para a constituição de diretorias especializadas para atender estas áreas, assim como para o protagonismo da SOP no desenvolvimento do estado.

O diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento, Jorge Melo, destacou a sintonia e o trabalho realizado durante o período em que Rogério Salazar esteve à frente da secretaria, quando a Corsan ainda estava vinculada à SOP. Melo lembrou as importantes ações e investimentos realizados nas áreas do tratamento de esgoto e no abastecimento de água.

Saiba mais

Por ocasião da Proclamação da República, as províncias passaram a ser os estados, mas a estrutura administrativa provincial ainda permaneceu por algum tempo. Assim, o Ato nº 32, de 29 de dezembro de 1889, deu nova organização ao serviço de Obras Públicas e o Ato nº 39, de 2 de janeiro de 1890, redefiniu a Diretoria como de Agricultura e Obras Públicas. Dessa forma, a administração do Estado do Rio Grande do Sul continuou, assim como no Império, organizada em três diretorias – Diretoria do Interior e Fazenda; Diretoria da Agricultura e Obras Públicas; e Diretoria da Guerra, Marinha e Exterior –, cujos serviços eram enfeixados pela Secretaria de Governo.

Mediante o Ato nº 141, de 21 de março de 1890, foi realizada a reforma administrativa que alterou a administração estadual no seu conjunto, quando foram criadas as Secretarias, as quais passaram a ser chefiadas pelos respectivos Superintendentes. Foram elas: a Secretaria do Interior; a Secretaria da Fazenda; e a Secretaria de Agricultura e Obras.

Juntamente com as Secretarias do Interior e da Fazenda, o trio original de secretarias perdurou de 1890 a 1935, quando Flores da Cunha realizou em nível estadual a reforma administrativa depois de participar da instituição da República Nova comandada por Getúlio Vargas.

equipe site
Servidores da secretaria de Obras e Habitação celebraram os 129 anos da SOP - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP