Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Reunião debate abastecimento de água em Gramado

Publicação:

Reunião debate abastecimento de água em Gramado
Reunião debate abastecimento de água em Gramado - Foto: Jean Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

No início da noite de quarta-feira (05), o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, esteve reunido no auditório da prefeitura de Gramado com o prefeito em exercício, Evandro Moschem.

O encontro foi a primeira reunião da Força-Tarefa criada pelo governo do Estado para acompanhar as questões relacionadas ao abastecimento de água, das obras e melhorias em fase de execução pela Corsan no município. A força-tarefa é composta por representantes do governo do Estado, prefeitura, conselho municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e Corsan.

De acordo com o secretário estadual de Obras, Rogério Salazar, a criação da força-tarefa é um demonstrativo da preocupação do governo com a população de Gramado. “Estamos buscando construir de forma coletiva e transparente, ações preventivas para evitar que ocorra o desabastecimento de água no município. Através desta força-tarefa, vamos avaliar as próximas ações que serão realizadas para qualificar a prestação dos serviços de abastecimento de água no município, assim como discutir o cronograma de investimentos e obras que a Corsan irá realizar nos municípios de Canela e Gramado. Através dessa importante iniciativa, demonstramos o nosso compromisso com a população gramadense e os milhares de turistas que frequentam diariamente a cidade”, destacou o secretário.

A Força-Tarefa foi criada após os problemas ocasionados pelo desabastecimento de água no município no mês de novembro, com o principal objetivo de encontrar soluções eficientes para a resolutividade do problema, assim como garantir a transparência dos investimentos em execução ou em fase de licitação por parte da Corsan no município.

O diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, abordou as ações e investimentos da Corsan no município. “Recentemente colocamos em operação o reservatório de água da Aldeia do Papai Noel, com investimento de R$ 3,6 milhões, o reservatório tem capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. A Corsan está tomando todas as medidas possíveis para minimizar e prevenir a falta de água no município. Deslocamos profissionais e ampliamos o número de equipes trabalhando no combate aos vazamentos e possíveis problemas no abastecimento, monitorando de forma constante os serviços e a capacidade dos reservatórios. Também estamos programando novos investimentos para qualificar o sistema de abastecimento de água”, destacou o diretor.

Participaram da reunião o gestor da US da Corsan de Gramado, Acir Silva Costa; o funcionário da Corsan, Ermógenes Bodanese; a secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira e o presidente do Comdema, Victor Ferrari.

Secretaria de Obras Públicas