Regularização do abastecimento de água em Eldorado do Sul beneficia 1,1 mil famílias

Belinski
Moradora Loraci Leal saudou a regularização do abastecimento de água na sua comunidade: “É um presente de Natal". - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

A moradora Loraci Leal saudou assim a regularização do abastecimento de água na sua comunidade: “Lutamos muito por isso e, hoje, só temos a agradecer. Este já é um presente de Natal que estamos ganhando”. Ela é uma das pessoas beneficiadas pela extensão das redes para as localidades da Pinheira, Costaneira, Sol Nascente e Delta, em Eldorado do Sul. O ato de início das obras – que devem ser concluídas em oito meses – ocorreu nesta segunda-feira (5), na Rua H1, na comunidade da Pinheira. Realizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a ação dá prosseguimento ao Programa Água, Vida e Cidadania, que visa a regularizar 10,5 mil ligações clandestinas em 14 municípios até 2020. Somente em Eldorado Sul, serão beneficiadas cerca de 1,1 mil famílias.

A Corsan também anunciou que, ainda neste mês, iniciará as obras de implantação de uma nova adutora de água tratada, que levará água de Guaíba para Eldorado do Sul. Com diâmetro de 400mm e material mais resistente do que o atualmente utilizado, a nova tubulação vai reforçar e qualificar o abastecimento da cidade. “Para um gestor público, não há nada melhor do que vir à comunidade, ver o que ela precisa e atender suas demandas. Estamos aqui enfrentando a realidade do saneamento que, por muito tempo, foi deixada de lado no país. Somente com parceria entre todos é que se consegue atingir os objetivos comuns”, destacou o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar.

Conforme o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, a obra cumpre um compromisso da empresa com a população. “Por meio desse investimento, podemos garantir um abastecimento regular e de qualidade para os moradores, o que reitera o papel social da Companhia”.

O prefeito Ernani Gonçalves comemorou o fim de um antigo problema. “Graças à parceria com a Corsan, conseguimos virar uma página ao transformar essa demanda em realidade. Com ações como essa e a implantação do serviço de esgoto, Eldorado do Sul será uma cidade pioneira em qualidade de vida”. O município integra a Parceria Público-Privada (PPP) que a Companhia está desenvolvendo para agilizar a universalização do esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Belinski 2
"Para um gestor público, não há nada melhor do que vir à comunidade e atender suas demandas", disse o secretário Salazar - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Também estiveram no ato a gerente do Programa Água, Vida e Cidadania, Juliana Soares Borba,  o presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Antunes, o secretário municipal de Habitação, João Carlos Ferreira, bem como funcionários da Companhia e moradores das comunidades beneficiadas.

Sobre o programa

O Programa Água, Vida e Cidadania atende áreas consolidadas acima de cinco anos de ocupação e que tenham ligações irregulares de água. Nesses assentamentos, o acesso à água tratada se dá de maneira clandestina, sujeito à contaminação devido à precariedade das mangueiras utilizadas.

Esse tipo de ligação inviabiliza o sistema público instalado para atender as áreas regulares do entorno, pois reduz a pressão da rede e causa desabastecimento nos imóveis regularizados, em decorrência da perda excessiva de água tratada. O desperdício ocorre por não haver a medição do volume consumido e o devido pagamento, acarretando no aumento do custo do serviço prestado aos demais usuários.

Texto: Douglas Carvalho/ Ascom Corsan

Edição: Saul Teixeira / Ascom SOP