Recuperação de estradas beneficiará 13 mil habitantes em Pinheiro Machado

Sec danubio, prefeito e sec Stédile 2
Secretário municipal de Obras, Danúbio Peres, prefeito Jackson Cabral e secretário José Stédile - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Obras e Habitação, firmou convênio com prefeitura de Pinheiro Machado para o empréstimo de escavadeira hidráulica que atuará na recuperação de 200 quilômetros de estradas vicinais. O documento foi assinado pelo secretário José Stédile e pelo prefeito em exercício Jackson Fagundes Cabral. O maquinário estará à disposição do município durante 60 dias e atuará em quatro localidades.

O prefeito lembrou que o município teve o decreto de emergência reconhecido pelo governo estadual, no mês de fevereiro, devido a estiagem. “O maquinário chegará em uma ótima hora. Desde o final do ano passado sofremos com a condição precárias das estradas devido ao excesso de chuvas. Neste ano, os problemas se acentuaram devido a seca”, contextualizou. “Para realizar a manutenção das estradas, o material será retirado das nossas saibreiras localizadas no Passo do Machado e na Serrinha”, completou.

Conforme plano de trabalho da prefeitura, serão recuperadas estradas nas localidades Alegrias, Libânea, São João Batista e Passo Machado. “Diretamente serão beneficiadas 500 famílias, mas os nossos 13 mil habitantes serão contemplados direta ou indiretamente”, destacou o secretário municipal de Obras, Danúbio Fernando Peres. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (16) no gabinete da SOP, em Porto Alegre.

05 capa  site
O maquinário estará à disposição do município durante 60 dias e atuará na recuperação de quatro localidades - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Stédile destacou que o governo do Estado está trabalhando em todas as suas frentes para amenizar os prejuízos da estiagem e contribuir com a retomada da normalidade nos municípios. “O desenvolvimento regional que buscamos passa pelo investimento na infraestrutura. Estradas bem conservadas facilitam o escoamento da produção, promovem o turismo e, principalmente, dialogam com o trânsito seguro”, afirmou, lembrando que o convênio é liderado pelo departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP através do Programa de Apoio aos Municípios.

Saiba mais

Atualmente a escavadeira hidráulica está na cidade de Pedras Altas e chegará a Pinheiro Machado após a publicação no Diáro Oficial do Estado. Os municípios de Alvorada, Casca, Farroupilha, Maquiné, Santa Margarida do Sul, Santa Vitória do Palmar e São Francisco de Paula também estão contempladas com o empréstimo de escavadeira hidráulica.