Recuperação de estradas beneficia 3 mil famílias na serra gaúcha

Escavadeira hidráulica do governo do Estado atuará na recuperação de 23 quilômetros entre Vista Alegre do Prata e Nova Prata

horas máquina site
Empréstimo de maquinário é liderado pelo departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP - Foto: Claudia Machado - divulgação SOP/RS

O empréstimo de maquinário para a recuperação de estradas está entre as principais ações lideradas pelo governo do Estado para contribuir com a promoção do desenvolvimento regional. Foi essa a finalidade do convênio assinado pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, nesta quinta-feira (18/07), com o prefeito do município serrano de Vista Alegre do Prata, Adair Zecca. A intervenção ocorrerá em três localidades, partindo do entroncamento com a ERS 355 até o município de Nova Prata, na divisa com a BR 470.

Conforme o plano de trabalho apresentado pela prefeitura, a escavadeira hidráulica atuará nas comunidades São Liberal, Nossa Senhora da Pompeia e Santo Anjo da Guarda, abrangendo 23 quilômetros e beneficiando indiretamente 3 mil pessoas na Encosta Superior do Nordeste, na serra. O apoio do governo estadual será determinante para desafogarmos o trânsito e para o escoamento das nossas riquezas. Nossa economia é embasada 93% na agropecuária e na agricultura”, destacou o prefeito. Ele antecipou, ainda, que a iniciativa também permitirá que a prefeitura realize o asfaltamento dos trechos no futuro breve.

capa
A intervenção ocorrerá em três localidades, partindo do entroncamento com a ERS 355 até o município de Nova Prata - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

De acordo com o departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP (DDU), a previsão é que o maquinário esteja à disposição da prefeitura já na próxima semana, após a publicação no Diário Oficial do Estado. “O desenvolvimento regional que buscamos passa pelo investimento na infraestrutura. Estradas bem conservadas facilitam o escoamento da produção, promovem o turismo e, principalmente, dialogam com o trânsito seguro”, refletiu Stédile.

Presentes na assinatura do convênio, o secretário municipal da Saúde, Ricardo Bidese, o vereador André Donin, a assessora do deputado estadual Carlos Búrigo, Mariana Raimondi, bem como a diretora em exercício do DDU, Ana Paula Eid.

Saiba mais

Atualmente os municípios de Alvorada, Farroupilha, Maquiné, Pedras Altas, Santa Vitória do Palmar, Sapiranga e São Francisco de Paula também estão contempladas com o empréstimo de escavadeira hidráulica.