Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Qualifica RS abre inscrições para nova seleção de cargos no governo

Publicação:

01212505 1850511 GDO
Até 14 de junho, estarão abertas as inscrições aos interessados em assumir a direção do Departamento de Obras Públicas da SOP - Foto: Seplag

Poucos dias após concluir o processo para dois cargos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o Qualifica RS lançou, na segunda-feira (01/06), uma nova etapa de seleção por competências para posições estratégicas no governo do Estado. Até 14 de junho, estarão abertas as inscrições aos interessados em assumir a direção do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Habitação e a chefia da Divisão Médico-Pericial do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/Seplag). É a terceira edição do programa de seleção de profissionais, o segundo já conduzido por uma equipe interna da própria Seplag.

Assim como nas versões anteriores, o processo funciona via on-line por meio do site qualificars.rs.gov.br. Depois de encerrado o período de inscrições, o programa prevê nas duas semanas seguintes uma série de etapas que serão diferenciadas para cada uma das vagas. Como a forma de remuneração para responder pela direção do Departamento de Obras Públicas é por gratificação (função gratificada), o processo é direcionado apenas a servidores públicos (Estado ou municípios) e compreende um número maior de etapas.

Para ser selecionado a esse cargo, os candidatos serão submetidos a análise de currículo, mapeamento de perfil, aderência e crenças, além de entrevista por competências e avaliações com especialistas nos temas pertinentes à função. Quem for escolhido comandará a elaboração de projetos de arquitetura e engenharias, planilhas orçamentárias, cronogramas de obras e a fiscalização técnica de obras em edificações de uso público estadual.

O processo para a chefia de Divisão Médico-Pericial, cuja equipe reúne 17 médicos-peritos, é aberto para profissionais da área privada, do serviço público e do terceiro setor. Para esse posto, a seleção compreende entrevistas individuais (por competências e especialistas) e entrevista final. O objetivo é concluir o processo para o cargo no DMEST até o final de junho e para o cargo na SOP até final de julho.

Pioneirismo

Lançando em abril do ano passado, a primeira etapa do programa recebeu mais de 4 mil inscrições, das quais 1.511 foram aprovadas para a segunda fase de análise de currículo. Algo inédito na administração estadual na nomeação para cargos estratégicos do governo, o Qualifica RS selecionou os atuais 30 coordenadores regionais de Educação e os titulares de três posições na Seplag (Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Recursos Humanos e Coordenadoria da Escola de Governo – Egov). O processo ainda definiu o nome de três agentes de controle externo na Secretaria de Educação.

No mês passado, a diretora do Departamento de Recursos Humanos do Estado (Dearh/Seplag), Andrea Quadros Pasquini, coordenou a primeira experiência conduzida pela equipe interna da secretaria, quando foram escolhidos a nova diretora do Departamento de Administração do Patrimônio Imobiliário (Deape/Seplag), Roberta Campani Pereira, e o novo diretor do Departamento de Transportes (Dters/Seplag), Marcos Joaquim de Freitas.

"Agora iniciamos mais uma etapa de grande aprendizado, pois executaremos o projeto em outra secretaria, expandindo o nosso escopo inicial de atuação”, destacou Andrea Pasquini. Isso demonstra, segunda ela, que a seleção de lideranças por competência propicia não só um reconhecimento de novos profissionais, como também a escolha do melhor perfil almejado pelo responsável da pasta".

Desde a inscrição, todas as etapas podem ser acompanhadas de forma on-line, por meio do site do Qualifica RS, onde já é possível conferir o perfil profissional dos selecionados nas etapas anteriores e das características e pré-requisitos para as duas novas vagas.

O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica entre o Estado e a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag

Secretaria de Obras Públicas