Projeto para contenção de cheias no Vale do Caí é desenvolvido por grupo de trabalho

Vale do Cai
Grupo de trabalho esteve na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios - Foto: Mateus Raugust

Secretaria de Obras e Habitação é integrante do GT

O Vale do Caí sofre anualmente com inundações há mais de seis décadas. Para atuar em um plano de prevenção de cheias na região, foi criado um grupo de trabalho que visitou à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e se reuniu com o secretário Rodrigo Lorenzoni na sexta-feira (22).

Na ocasião foi apresentado um estudo realizado em conjunto com a Metroplan e a Secretaria de Obras e Habitação que prevê a construção de um dique ou de um corta-rio para minimizar o estrago das cheias que causam prejuízos econômicos e sociais para toda a região. Presentes o secretário-adjunto da SOP, Ervino Deon e a diretora de Regularização Fundiária da SOP, Kellen Mattos.

O senador Lasier Martins e o deputado estadual Tiago Simon fizeram o convite para que Lorenzoni ingressasse na equipe de trabalho. “Quero poder contribuir com o que for necessário para o andamento dessa ideia que, quando finalizada, trará benefícios para milhares de gaúchos”, falou. Lorenzoni ressalta que é importante dar agilidade ao processo, porque o período de chuvas inicia em junho e se estende até agosto. “Quanto mais rápido conseguirmos viabilizar os recursos, o quanto antes os gaúchos terão resultados e poderão ficar tranquilos nesta época do ano.”

Segundo o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, a previsão de licitação para o início das obras é o primeiro semestre deste ano e a execução do projeto, se aprovado, começa ainda em 2019.

Também presente na reunião o prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco.

Texto: Jéssica Barz/SAAM

Edição: Saul Teixeira/ SOP