Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro contempla mais 21 municípios

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, investirá R$ 2,2 milhões na 3ª etapa do programa habitacional

CAPA
Secretário Volnei Minozzo e o prefeito de Tapera, Volmar Helmut Kuhn, assinaram o convênio na sala de reuniões da SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O programa Nenhuma Casa Sem Banheiro é uma das principais ações lideradas pelo governo do Estado para reduzir o déficit habitacional e promover a habitação de interesse social. Considerado projeto estratégico da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) para a gestão 2019-2022, a iniciativa entrou em nova etapa, nesta segunda-feira (27/06), com a assinatura de convênio com mais 21 municípios do interior do Estado. Com investimento de R$ 2.223.701,01, o projeto é um desdobramento do programa Avançar nas Obras e Habitação.

Iniciado em dezembro do ano passado pela SOP, o governo reservou R$ 12 milhões do Fundo de Recursos Hídricos do Estado (FRH) para a construção de 1,2 mil módulos sanitários até o final do ano, atendendo 5,4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em regiões com maior déficit de saneamento. O governo do Estado está investindo entre R$ 60 mil e R$ 300 mil por município para viabilizar a política habitacional.

Trata-se de um projeto inédito no Brasil para atacarmos o desafio que é imenso em todos os estados do país”, destacou o secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo, fazendo referência ao déficit habitacional. Ele salienta, ainda, que os municípios gaúchos estão vivenciando um período atípico na relação com o governo estadual. “Fui prefeito e vice-prefeito e jamais estive no Estado para celebrar convênios. O governo está dando mais uma demonstração de que a pauta municipalista é a grande marca da gestão”, completou.

Nesta etapa, serão construídos 225 módulos sanitários, contemplado municípios das regiões do Alto da Serra do Botucaraí, Alto Jacuí, Alto Uruguai, Celeiro, Centro-Sul, Fronteira, Hortênsias, Jacuí Centro, Missões, Nordeste, Rio da Várzea, Sul e Vale do Jaguari. A iniciativa é liderada pelo departamento de Habitação da SOP (Dehab), havendo contrapartida das prefeituras. Até o momento, 24 municípios já haviam firmado convênio com a SOP entre os meses de dezembro e janeiro.

São José do Norte
Secretário Volnei e prefeita Fabiany Zogbi Roig, de São José do Norte, destacaram o caráter "municipalista" do programa - Foto: Judy Wroblewski - Ascom SOP/RS

Desenvolvimento social

É um programa fundamental, importante e essencial para a população. A construção de banheiros vai proporcionar que dezenas de famílias do nosso município tenham acesso ao tão necessário saneamento”, refletiu o prefeito de Tapera, Volmar Helmut Kuhn, que foi o primeiro a assinar o convênio na sala de reuniões da SOP. Também presentes, o secretário Minozzo e o diretor do Dehab, Edilson Marques.

O chefe do executivo salienta, ainda, que o auxílio do governo do Estado se refletirá no desenvolvimento social do município localizado na região do Alto do Jacuí. “O auxílio do governo chega em excelente hora, principalmente no período pós-pandemia”, completou, lembrando que o programa Avançar do governo do Estado está aportando cerca de R$ 15 milhões em diferentes áreas do município por meio de convênios com diversas secretarias.

Municípios contemplados na 3ª etapa

Alegria