Perfuração de poços artesianos beneficia 400 famílias na Região Norte

poços regiao norte site
Prefeituras de Sarandi e Santo Antônio do Palma firmaram termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (20), na SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado celebrou termo de cooperação técnica para a perfuração de poços artesianos nos municípios de Sarandi e Santo Antônio do Palma. Os documentos foram assinados pelo diretor de Poços e Redes da secretaria de Obras e Habitação, Neorildo Dassi, e por autoridades municipais. Nos próximos dias, o convênio será oficializado com as cidades de Barra do Rio Azul e Trindade do Sul, totalizando 410 famílias contempladas em seis localidades da Região Norte.

Cada poço artesiano conta com investimento do governo do Estado de R$ 50 mil, em média, havendo contrapartida da prefeitura, entre outros, no revestimento do reservatório. “Os poços artesianos mudam a realidade econômica e social dos municípios. Além de garantir qualidade ao consumo humano, também permite a diversificação de culturas para o homem e a mulher do campo”, destacou Neorildo Dassi.

Em Santo Antônio do Palma serão contempladas 180 famílias no distrito sede e na localidade Capela Nossa Senhora do Rosário. “O convênio do governo do Estado é importantíssimo. Se dependesse de recursos municipais, infelizmente não teríamos condições de atender às comunidades”, disse o prefeito Lauro Gatto. “Além de beneficiar a população, atenderemos também granjas de aves e suínos”, completou.

Lauro gatto site
Prefeito Lauro Gatto destacou o caráter municipalista da iniciativa - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

A comunidade atualmente é atendida por caminhão de bombeiro. O poço garantirá qualidade de vida e saúde para a comunidade”. Foi assim que o vereador de Sarandi, Airton Ortiz, resumiu a relevância do convênio que atenderá 15 famílias na Linha Zibetti. A assessora da secretaria municipal de Agricultura, Salete Maria Menegon, representou o prefeito Walter Volpato na assinatura que também garantirá a perfuração de poço na localidade Jacutinga, atendendo 25 famílias.

06
Município de Sarandi foi representado pelo vereador Airton Ortiz e pela servidora municipal Salete Maria Menegon - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Presentes, ainda, o assessor parlamentar Márcio André Sanhudo, o assessor municipal Gelson Antônio Frizão, além do assessor de gabinete da SOP, Luiz Gustavo Martins. O ato ocorreu nesta sexta-feira (20) sala de reuniões da secretaria, no 3° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

foto 3
Perfuração de poços artesianos contemplará 410 famílias na Região Norte - Foto: Divulgação SOP/RS