Pelotas receberá mutirão para regularização de imóveis da Cohab

Secretário Rogério Salazar esteve reunido nesta terça-feira com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. - Foto: Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

O Governo do Estado realizará mutirão para a regularização dos imóveis da extinta Companhia Estadual de Habitação (Cohab), em Pelotas. A atividade ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. Os detalhes foram acertados nesta terça-feira (20), durante visita do secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, à prefeita Paula Mascarenhas. Existem mais de cinco mil imóveis aptos à regularização nos núcleos Fernando Osório, Guabiroba, Terras Altas, Tablada e Fragata.

A atividade tem como objetivo prestar esclarecimento aos atuais mutuários sobre os trâmites legais para o processo de regularização. “O governo do Estado desburocratizou o processo de regularização e está fazendo uma grande parceria com outros órgãos para facilitar a emissão do documento com isenção de ITBI e redução das taxas de cartório”, adiantou o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar.

A prefeita de Pelotas falou sobre a importância da iniciativa. “O processo de regularização permite que a cidade cresça de forma organizada e garanta dignidade para as famílias. Essa ação gera um impacto muito positivo nas comunidades”, destacou a prefeita.

Participaram da reunião o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; a diretora executiva da SHRF, Cláudia Leite; a diretora de regularização fundiária da SOP, Kellen Matos; o diretor de habitação da SOP, Albano Gaddo e os técnicos da força-tarefa da extinta COHAB/RS, Amílcar Simas Lamas e Fábio Baes.

O governo do Estado vem realizando uma série de mutirões para regularizar e prestar assistência aos mutuários. Somente em 2017 e 2018, foram realizados mutirões de atendimento em diversos municípios gaúchos, atendendo as comunidades de Catuípe, Ijuí, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Maria e Rio Grande.

Confira a data dos mutirões:

Cohab Terras Altas (Lindóia) – 12 de Dezembro

Cohab Fernando Osório (Pestano) – 12 de Dezembro