Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Novo titular da SOP destaca ações da pasta na 5ª edição do Seminário de Governo

Publicação:

Sec Boka capa site
Novo titular da pasta citou as ações de destaque da SOP e projetou novos investimentos - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Jean P.H. Maidana

O debate sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo governo do Estado e a projeção de ações para o futuro foram temas da 5ª edição do Seminário de Governo, realizado nesta quarta-feira (11), na casa da Música da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
No início da tarde, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Sandro Boka Oliveira, participou do Painel Infraestrutura, que reuniu ainda os titulares das pastas de Transportes, Minas e Energia e o do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Sandro Boka afirmou que a Secretaria está preparada para os desafios e salientou a importância de iniciativas inovadoras na gestão pública. Um dos pontos abordados no painel foi o termo de cooperação técnica com oito instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, para a elaboração de projetos elétricos que deverá beneficiar os alunos, professores e comunidade escolar da rede estadual de ensino.

Também foi abordado o Sistema de Gestão de Obras (SGO), projeto estratégico da secretaria, desenvolvido pela Procergs, contando com o gerenciamento da SOP e a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e da Secretaria Estadual de Educação. O SGO é um sistema inovador e importante para dar agilidade aos projetos e ações desenvolvidas na área de obras públicas, assim como no controle, eficiência e na redução de gastos.

Seminário site
Atividade reuniu dirigentes da administração direta e indireta do Executivo estadual para avaliar as realizações - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
A elaboração do Plano Estadual de Saneamento (Planesan) também foi destacada pelo secretário de Obras. “O Plano estabelecerá as diretrizes e as ações prioritárias para o saneamento em todo o estado, abrangendo quatro importantes eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Será um divisor de águas para a implementação de uma política estadual de saneamento e para o regramento das ações”, destacou.

Outro ponto em destaque foi a realização do chamamento público para a construção de 1.334 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Loteamento Edgar Pires de Castro, localizado no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. A iniciativa é uma parceria entre o governo do Estado, Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Porto Alegre.

Na área de habitação popular, destaque para a iniciativa da doação de duas áreas pertencentes à extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab/RS), avaliadas em R$ 1,5 milhão, que irá permitir a construção de 600 unidades habitacionais, reduzindo o déficit habitacional no município de Bagé.

 

Secretaria de Obras Públicas