Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado promove painel sobre metodologia BIM

Publicação:

CAPA sitetetet
Atividade foi promovida pela SOP, por meio do departamento de Obras Públicas, com apoio da secretaria de Governança e Gestão - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Lucas Barroso - Ascom SGGE/RS

O futuro da construção foi tema do painel BIM Gov – Aplicação e vantagem da metodologia em obras públicas, evento voltado para gestores de diversas secretarias, que foi realizado na quinta-feira (03), na Sala de Governança do Estado, com promoção da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e apoio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). A ferramenta é um dos projetos estratégicos da SOP para a gestão 2019-2022.

A metodologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, começa com a criação de um modelo de projeto 3D inteligente usado para facilitar as tarefas de coordenação, simulação e visualização. Além disso, contribui para aprimorar o modo como as edificações e a infraestrutura são planejadas, projetadas, concluídas e gerenciadas.

Stedile capa
Stédile destacou que a ferramenta é uma das ações estratégicas para a gestão 2019-2022 - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado, via SOP, tem como objetivo capacitar seu corpo técnico, e demais secretarias que desenvolvam projetos, para a nova metodologia até o final da atual gestão. O primeiro passo foi a criação do LaBIM RS, laboratório de estudos de tecnologias BIM, situado no Departamento de Obras Públicas da SOP. “É um projeto prioritário da nossa gestão. Queremos preparar o poder público para o futuro da construção até 2022. Essa metodologia será fundamental para um melhor planejamento, vai colaborar muito nas rotinas das obras públicas”, afirmou o secretário da SOP, José Stédile.

gastal capa
"O BIM é transversal, propõe mais agilidade, transparência e um maior acompanhamento", avaliou o secretário da SGGE - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

A metodologia BIM está em sintonia com os propósitos do governo Eduardo Leite. É o que acredita o secretário da SGGE, Claudio Gastal. “BIM já é uma realidade. É transversal, propõem mais agilidade, transparência e um maior acompanhamento. Então, é tudo que propomos em nosso mapa estratégico. É a boa governança aplicada às obras”, disse.

10 site roberta
Diretora de Obras Públicas do Estado, arquiteta Roberta Campani - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

A diretora Departamento de Obras Públicas da SOP, a arquiteta Roberta Campani, acredita que o diálogo com outros Estados também é importante para solidificar essa nova cultura. “Mantemos um contato constante com técnicos de outros estados e isso nos permite uma boa troca de experiências para implementar essa metodologia aqui no RS”, declarou.

Para Wilton Catelani, consultor e especialista em BIM, representante da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), essa metodologia se tornará padrão no mercado em pouco tempo. “Em uma grande obra, temos um universo gigantesco de informação, com envolvimento de muitas pessoas. Com o método BIM, essa gestão ficará bem mais simples e com uma margem de erro menor. Importante reconhecer o trabalho que está sendo realizado no RS. Demonstra que o Estado está atento a essa inovação na indústria”, falou.

palestrante
Wilton Catelani é consultor e especialista em BIM, representante da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Além de Catelani, o painel BIM GOV contou com palestras de Lorraine Santos, do LaBIM Paraná; Karoline Antunes, do LaBIM SC; e Fernando Fert, LaBIM RS.

O que é?

O BIM, que consta em decreto federal nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, consiste em um processo integrado e multidisciplinar para produção de projetos, planejamento e controle de obras, com larga aplicação no setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção.

Permite, através de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas das futuras obras, a obtenção de informações mais coerentes e confiáveis em todo o ciclo de vida de um empreendimento. O uso da plataforma BIM favorece o planejamento e gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.

Secretaria de Obras Públicas