Governo do Estado investe R$ 499 mil para a recuperação de estradas vicinais em São Gabriel - Foto: Tiago Belinski/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e a prefeita em exercício de São Gabriel, Karen Lannes - Foto: Tiago Belinski/ASCOM SOP
O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, e a prefeita em exercício de São Gabriel, Karen Lannes, assinaram nesta terça-feira (19) o termo de cooperação para a contratação de horas-máquinas para a recuperação e a manutenção das estradas vicinais do município. A prefeitura decretou situação de emergência, em janeiro, devido às fortes chuvas que atingiram o município, desabrigando famílias, afetando o abastecimento de água e deteriorando as estradas vicinais.

O governo do Estado publicou no Diário Oficial do dia 16 de janeiro a homologação do decreto de emergência, possibilitando a destinação de recursos financeiros e ajuda ao município. “Capitaneados pelo governador Eduardo Leite, trabalhamos para auxiliar o município na elaboração do plano de trabalho e para viabilizar a liberação dos recursos para a contratação de horas-máquinas”, destacou Stédile.

A partir da assinatura do convênio o município será contemplado com o fornecimento de máquinas e equipamentos para a recuperação das áreas atingidas pelo desastre climático. Os serviços serão executados pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda, com a supervisão e fiscalização da prefeitura e da SOP.

O governo do Estado, atendendo a solicitação do município, fará a destinação de 420 horas-máquinas de escavadeira hidráulica; 1.110 horas de caminhão caçamba, 460 horas de motoniveladora e 500 de rolo compactador. O investimento será de R$ 499.559,40.

Conforme a vice-prefeita o município de São Gabriel, Karen Lannes, o município possui uma extensa área territorial, tendo sua economia alicerçada no agronegócio. “No mês de janeiro em apenas 72 horas choveu mais de 300 milímetros, danificando seriamente as nossas estradas vicinais, uma das maiores enchentes dos últimos 20 anos. A partir deste investimento, teremos condições para realizar o trabalho de recuperação e manutenção das nossas estradas para auxiliar no escoamento da produção”, destacou.

De acordo com o plano de trabalho apresentado pelo município, serão realizados os trabalhos de recuperação das estradas vicinais nas localidades Caiboaté Grande, Arvoredo, Lagoões, Santo Antônio, Vista Alegre, Pau Fincado e Caleira, totalizando a recuperação de 46,8 Km, beneficiando cerca de 500 famílias.

Participaram da assinatura a diretora de desenvolvimento urbano da SOP, Letícia Gomes e a assessora especial do DDU, Ana Paula Eid.