Ao lado de São Gabriel, as cidades foram as mais atingidas pelas enchentes no mês de janeiro

Governo do Estado investe R$ 1 milhão na recuperação de estradas em Alegrete e Uruguaiana - Foto: Tiago Belinski/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

O governo do Estado, através da secretaria de Obras e Habitação, assinou nesta quarta-feira (20) o termo de cooperação para o fornecimento de máquinas e equipamentos para auxiliar os municípios de Alegrete e Uruguaiana na recuperação das estradas vicinais. Com investimento total de quase R$ 1 milhão, o convênio foi celebrado pelo secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, e pelos prefeitos de Alegrete, Márcio Amaral, e de Uruguaiana, Ronnie Mello.

O governador do Estado, Eduardo Leite, visitou os municípios afetados e determinou a criação de uma força-tarefa para auxiliar as prefeituras na elaboração dos decretos de emergência para viabilizar a captação e a liberação de recursos. “A pedido do governador Eduardo Leite, trabalhamos incansavelmente para agilizar os trâmites e viabilizar a liberação dos recursos”, disse, destacando que a iniciativa busca atender as famílias que residem nas áreas mais afetadas, garantindo segurança e condições adequadas para a trafegabilidade, auxiliando no transporte escolar e no escoamento da produção agrícola. “A liberação ocorreu em tempo recorde”, comemorou.

O município de Alegrete foi uma dos mais atingidos pelas chuvas ocorridas em janeiro e pela cheia do rio Ibirapuitã, que atingiu a marca de 15,7 metros acima do índice normal, causando estragos na cidade e no interior do município. Serão destinados ao município cerca de R$ 499.998,45 para a recuperação das estradas. O convênio prevê a contratação de 2.200 horas de caminhão caçamba; 220 de motoniveladora e 380 de escavadeira hidráulica.

O prefeito Márcio Amaral lembrou que o município possui cerca de 4,5 mil km de estradas vicinais, sendo que mais de mil quilômetros foram danificados pelas chuvas. “Sofremos a segunda maior enchente da história. Agradecemos o pronto atendimento da Defesa Civil, do governador Eduardo Leite, e da Secretaria de Obras e Habitação”, disse, lembrando que a iniciativa beneficiará mais de oito mil pessoas. “Nossa projeção é recuperar aproximadamente 30 quilômetros das vias, iniciativa que será agregada aos trabalhos em parceria com o exército brasileiro e com o governo federal”, frisou.

Secretário José Stédile e o deputado Estadual, Frederico Antunes
Secretário José Stédile e o deputado Estadual, Frederico Antunes - Foto: Tiago Belinski/ASCOM SOP

Uruguaiana

Em Uruguaiana o governo do Estado destinará R$ 499.895,10 para a recuperação de estradas vicinais, beneficiando cerca de 3.000 famílias em sete localidades do município. De acordo com o plano de trabalho apresentado pela prefeitura, foi constatada a necessidade de intervenções em aproximadamente 525 Km de estradas vicinais. O convênio prevê a contratação de 957 horas-máquinas de caminhão caçamba; 450 de motoniveladora; 450 de rolo compactador e 450 de escavadeira hidráulica. A empresa Komak Máquinas e Equipamentos LTDA, será a responsável pela execução dos serviços.

“Jamais presenciamos tamanha agilidade no atendimento”, disse o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello. Ele lembrou que o governador esteve na região prestando solidariedade e colhendo as demandas locais, além de citar que recebeu a ligação do secretário Stédile que sinalizou com a possibilidade do convênio de horas-máquina. “No momento que mais precisamos tivemos a atenção e o respaldo do Governo do Estado. É hora de agradecer”, pontuou.

O deputado estadual Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa, destacou o empenho e a celeridade do governo estadual no atendimento às demandas dos municípios. “São valores expressivos em decorrência da situação de emergência. Em nome de toda a Fronteira Oeste, agradecemos ao Governo do Estado pelo atendimento dedicado e competente”, reforçou. Ele lembrou que o governador Eduardo Leite já havia destinado recursos para a reabertura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) nos municípios. “Depois de cuidar da saúde, das pessoas, neste segundo momento celebramos o investimento na infraestrutura”, completou.

Acompanharam a assinatura dos convênios o secretário-adjunto de Obras e Habitação, Ervino Deon; o chefe de gabinete da SOP, Pedro Maboni; a diretora de desenvolvimento urbano da SOP, Letícia Gomes; o ex-secretário da SOP, Rogério Salazar, bem como diretores da pasta e representantes da empresa. O vereador de São Gabriel, Marcos Mec, também prestigiou o ato. O município assinou convênio de R$ 499 mil para a recuperação de estradas ontem (20).

Localidades beneficiadas em Alegrete:

- Caiboaté - Rincão de São Miguel;

- Itapororó;

- Inhanduí;

- Catimbau – Caverá;

- Passo dos Brites – Caverá;

- Cerro do Dinheiro;

- Rivadávia;

- Silvestre;

- Cascata e Tigre;

- Durasnal;

- Casa Preta e 29;

- Querumana;

- Várzea Verde;

- Cerro da Sepultura e corredores vicinais.

Localidades beneficiadas em Uruguaiana:

- Plano Alto;

- Vertentes;