Governo do Estado busca atender 10 mil pessoas com projetos de Regularização Fundiária

Fotos Isabela Aguiar Ascom SOP
“O Programa de Regularização Fundiária é um dos projetos estratégicos do governo do Estado", destacou Stédil - Foto: Isabela Aguiar - Ascom SOP/RS

O governo do Estado, por meio da secretaria de Obras e Habitação, oficializou a contratação de serviços de topografia e laudos técnicos ambientais para áreas localizadas na Capital e na Região Metropolitana. O trabalho fornecerá elementos para a elaboração de projetos visando a regularização fundiária de 73 hectares, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

O termo foi firmado, na quinta-feira (15/10), pelo secretário José Stédile e pelo engenheiro civil Claudinei Rudek, representante da empresa Aerogeo Aerofotogrametria, Geoprocessamento e Engenharia LTDA. “O Programa Estadual de Regularização Fundiária é um dos projetos estratégicos do governo do Estado na gestão 2019-2022. A contratação regularizará cerca 3.250 lotes, beneficiando cerca de 12 mil pessoas”, disse Stédile, lembrando que a promoção da política habitacional é uma das principais diretrizes do trabalho à frente da SOP.

A definição da prestadora dos serviços ocorreu através de certame licitatório iniciado em setembro de 2019 e homologado pela Comissão Permanente de Licitações da Subsecretaria da Administração Central de Licitações, em 23 de setembro deste ano. O governo do Estado investirá R$ 896.690,33 na execução dos serviços. Conforme a CELIC, os valores estão dentro do Critério de Aceitabilidade de Preços e atende as demais exigências do edital.

De acordo com levantamento da secretaria, existem cerca de 3 mil loteamentos irregulares de áreas do Estado em Porto Alegre e na Região Metropolitana. "O Derer determinará os locais contemplados levando em consideração a demanda reprimida das áreas inseridas no Programa de Regularização Fundiária”, destacou a diretora de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP (Derer), Letícia Gomes. “A realização do cadastramento socioeconômico ou a atualização dos dados serão de responsabilidade do Derer/SOP. Toda a relação com as comunidades seguirá sendo realizada pelo governo do Estado”, completou.

A previsão é que a empresa inicie os trabalhos no mês de dezembro, tendo o prazo de dois anos para a conclusão das atividades. Também presente no ato de assinatura, Sócio-Administrador da Aerogeo, engenheiro Milton Dupont, bem como o engenheiro do Derer, Miguel Ângelo Faria Silva, fiscal do contrato.

3679ba19 e635 490e b037 b573630587b7
Assinatura ocorreu na sala de reuniões da SOP, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre - Foto: Isabela Aguiar - Ascom SOP/RS

Serviços que serão realizados:

a) Levantamentos topográficos planialtimétricos e cadastrais

b) Laudos Geológicos e Mapeamentos de Áreas de Risco, Estudos Geotécnicos

c) Sondagens de Caracterização do Solo

d) Relatórios de Risco Hidrológico

e) Avaliações Ambientais Preliminares (solos e água subterrânea)

f) Laudos de Cobertura Vegetal – LCV

g) Laudos de Caracterização e Situação Ambiental, de Uso e Ocupação do Solo

h) Identificação de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e de Áreas de Proteção Permanente - APPs.

Saiba mais

Entre as ações lideradas pelo governo do Estado para a promoção da regularização fundiária no Estado estão cursos voltados para a aplicação da Lei da Regularização Fundiária Urbana - Reurb (13. 465/2017). As atividades são destinadas aos secretários municipais de Habitação, bem como aos gestores da área nas prefeituras. Novas edições estão previstas a partir de 2021 com participação da Escola de Governo RS.

Além disso, o Derer está concluindo a regularização da área da Xará, em Gravataí que conta com mais de 500 lotes. Nesta semana, a SOP entregou mais 13 termos de posse para moradores do loteamento Juliano Moreira, em Porto Alegre. Com isso, faltam apenas 12 famílias receberem o registro.