Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado beneficia 800 famílias com recuperação de estradas em São Francisco de Paula

Publicação:

capa site
Recuperação de estradas beneficiará o escoamento da produção e atenderá quase mil quilômetros - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado oficializou nesta sexta-feira (10) o empréstimo de escavadeira hidráulica para a recuperação de mil quilômetros de estrada vicinais no município de São Francisco de Paula, na Serra. O convênio foi firmado pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e o prefeito Marcos Aguzzolli. Serão beneficiadas cerca de 800 famílias.

Stédile destacou que a iniciativa atende a uma antiga demanda da cidade. “O empréstimo de maquinário é o investimento na pauta municipalista, tão carente de apoio e investimentos. Nosso foco é o desenvolvimento do Estado a partir do fortalecimento dos municípios”, disse o titular da pasta, lembrando que a iniciativa é liderada departamento de Desenvolvimento Urbano da secretaria de Obras através do Programa de Apoio Aos Municípios. Atualmente, as cidades de Alvorada, Farroupilha, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Sapiranga, Vale Verde e Vila Maria também estão contempladas.

O maquinário estará à disposição da prefeitura por 540 dias. “O volume de chuva do município é um dos maiores do Estado, o que agrava as condições das nossas estradas”, destacou o prefeito Marcos Aguzzolli. Ele salienta que a recuperação de estradas beneficiará o escoamento da produção de hortigranjeiros e alavancará a distribuição de água aos demais municípios gaúchos. “O transporte escolar é outro serviço contemplado, trazendo segurança e comodidade aos estudantes. O apoio do governo do Estado será fundamental para o desenvolvimento dos nossos distritos”, completou.

sadi site
Empréstimo de maquinário para a recuperação de estradas está entre as principais funções da SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O trabalho inicialmente atenderá as localidades de Aratinga, Boa Vista, Campestre do Tigre, Cazuza Ferreira, Cruzinha, Capão Alto, Itagiba, Lagoas, Samambaia e Tainhas. “Por uma questão topográfica, são localidades que acumulam um maior nível de água e registram os maiores problemas”, destacou o secretário municipal de Obras, Rui Paim, justificando o Plano de Trabalho apresentado pela prefeitura.

Também estiveram na assinatura do convênio o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Coruja e o vereador Sadi Reis da Silva, bem como a diretora de Desenvolvimento Urbano da secretaria, Letícia Gomes, e a assessora de gabinete Claudia Machado.

Secretaria de Obras Públicas