Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Gerentes dos projetos prioritários do Estado passam por capacitação

Publicação:

eb005fb2 13ae 46a5 bee4 9ab8f994f063
Equipe da SOP marcou presença na atividade - Foto: Divulgação SOP/RS

Equipe da SOP marcou presença na atividade

Mais de 80 servidores do governo estadual foram capacitados, na sexta-feira (11/10), no curso Gestão de Projetos Prioritários, promovido pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP). A atividade, realizada em parceria com o capítulo gaúcho do instituto internacional Project Management Institute (PMI-RS), ocorre durante todo o dia no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

O sucesso de um governo é representado pelas entregas que a população espera. Isso só acontece com uma boa governança e alinhamento entre as secretarias e setores. Nesse contexto, os gerentes são fundamentais no processo de gestão dos projetos prioritários”, afirmou o titular da SGGE, Claudio Gastal.

O curso faz parte de uma trilha que prevê outros cursos e treinamentos até o final do ano. Servidores, diretores e assessores da secretaria estadual de Obras e Habitação marcaram presença na atividade. Os projetos estratégicos da SOP são liderados pelo chefe de gabinete da pasta, Pedro Maboni.

O foco é capacitar nas melhores práticas de gestão os gestores dos 94 projetos priorizados pelo Planejamento Estratégico do Governo para o período 2019-2022. Na abertura dos trabalhos, a secretária adjunta da SGGE, Izabel Matte, apresentou o Sistema de Governança e Gestão Estratégica, estrutura com diferentes níveis de governança cujo objetivo principal é avaliar se os propósitos das iniciativas estão sendo cumpridos. “Essa estrutura existe para ajudá-los a dar velocidade e direcionamento e para saber quais decisões devem ser escaladas a outras instâncias. Tudo sempre com foco nas questões concretas”, explicou Izabel.

Curso gestão
Mais de 80 servidores realizaram curso que faz parte de uma trilha que prevê outros treinamentos até o final do ano - Foto: Lucas Barroso/Ascom SGGE

O diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, apresentou a trajetória percorrida pelo Planejamento Estratégico até chegar às atuais 94 propostas e resumiu a importância das atividades desta sexta-feira: “Gerenciar projetos só faz sentido se a gente entregar valor ao final, e é por isso que falamos tanto em objetivo, cronograma etc. Tão importante quanto implementar bem um projeto é realizar as entregas propostas”.

O assessor especial Caio Tomazeli também realizou uma apresentação na abertura do evento.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP

Secretaria de Obras Públicas