Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Fórum Nacional de Secretários de Habitação atualiza pautas em reunião no Rio Grande do Sul

Publicação:

CAPA site
Atividade ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre, recebeu a terceira reunião do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano em 2019. A atividade, promovida em conjunto com a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), teve como anfitrião, nesta segunda-feira (14), o secretário estadual de Obras e Habitação, e vice-presidente do FNSHDU, José Stédile. Presentes secretários e gestores de Habitação de dez estados.

A possibilidade de atuação das companhias, agências e Secretarias de Habitação na condição de tomadores diretos de recursos do FGTS esteve entre as principais pautas debatidas.

Conforme o presidente do fórum e secretário de Habitação
de São Paulo, Flávio Amary, a troca de experiências é essencial para o aperfeiçoamento da política habitacional. “O objetivo é compartilhar ideias, experiências e alternativas e aprendermos uns com os outros. A união, a integração e o entrosamento são fundamentais para o sucesso das nossas pautas”, destacou.

No transcorrer da atividade, cada secretário relatou as ações desenvolvidas para promoção da habitação
na esfera estadual e apresentou um diagnóstico da realidade atual, com destaque para as áreas à espera da regularização fundiária.

fotos 4 stefdile
Secretário José Stédile apresentou as principais ações realizadas pelo departamento de Habitação da SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
trabalho conjunto entre as prefeituras e as cooperativas habitacionais, conforme Stédile, revela uma das diretrizes da gestão no Rio Grande do Sul. “Se conseguirmos concluir as obras em andamento haverá a entrega de unidades habitacionais em todas as regiões. Em boa parte delas o governo do Estado já quitou a sua parte”, disse, em relação à iniciativa que depende dos repasses do governo federal que atualmente está atrasado. 

O titular da pasta também destacou o censo habitacional, levantamento pioneiro desenvolvido pela gestão. “Atualmente são 3.825 loteamentos irregulares nos 125 municípios mais populosos do Estado. Chegaremos em torno de 6 mil loteamentos irregulares. É preciso conhecer a realidade para avançarmos nas políticas públicas”, resumiu, lembrando que existem municípios na região metropolitana que contam com cerca de 70% das moradias irregulares. “A regularização fundiária trará benefícios a todos. Para a prefeitura, que recolherá IPTU e, principalmente, para as famílias que terão a escritura do imóvel. É um investimento que transformará a vida das pessoas”, complementou.

fotos 3 site
Terceiro encontro do fórum reuniu representantes de dez Estados - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Para o futuro breve, citou a parceria com universidade federal (UFRGS) e demais centros acadêmicos para treinar líderes comunitários visando as regularizações através da aplicação da lei do Reurb (Regularização Fundiária Urbana). “Além da regularização, é fundamental investirmos na infraestrutura das localidades”, disse, fazendo referência a outra meta da gestão 2019-2022.

Presentes site
Próxima reunião do Fórum ocorrerá em Brasília no dia 10 de dezembro - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Presentes representantes da Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, bem como a presidente da ABC, Maria do Carmo Lopes, além dos diretores de Habitação da SOP, Albano Gaddo, e de Regularização Fundiária e Reassentamento, Letícia Gomes.

Secretaria de Obras Públicas