Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Encontro debate forma de governo se comunicar com a mídia e a população

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 07/03/2019 - 1º Encontro de Comunicação Secom - Fotos Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Governador Leite e vice-governador Ranolfo participaram do painel com jornalistas da mídia - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Por Vanessa Felippe - Secom

Comunicar, de forma clara e eficaz, a agenda estratégica do governo para a população. Explicar as medidas que estão sendo tomadas e o impacto de cada uma na vida das pessoas. Dialogar com todos os lados da sociedade, mostrando que o momento não é de ruptura, e sim de evolução. Estas foram algumas das ideias centrais debatidas no 1º Encontro de Comunicação, o Pensar_Com, organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), nesta quinta-feira (7), no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. No fim do encontro, o titular da secretaria estadual de Obras e Habitação, José Stédile, participou de reunião com a diretoria da Secom e demais secretários de Estado. 

Na abertura, a secretária Tânia Moreira disse que o evento é uma grande reunião para alinhar o trabalho entre os jornalistas da Secom, os assessores de imprensa das outras pastas e os próprios secretários. "A estratégia começa por dentro, mas depois segue para a comunicação divulgá-la. A comunicação tem de ser completamente alinhada. Repórteres, editores, assessores de imprensa das secretarias, equipe de mídias sociais, assessores de imprensa do governador, enfim, todos. Inclusive os secretários, a parte política do governo. O nosso papel é que os gestores compreendam que os seus jornalistas estejam cada vez mais bem informados sobre as políticas públicas. E só vamos conseguir esse alinhamento se todos tivermos o mesmo entendimento", explicou Tânia.

Painel sobre Comunicação Pública

Um dos momentos mais movimentados do evento foi o painel com jornalistas de veículos de comunicação da capital e do interior. A finalidade, de acordo com a secretária, foi ouvir as críticas e sugestões de quem tem função de passar a informação para o grande público. "Ouvir formadores de opinião demonstra que a nossa maior preocupação é com o cidadão lá na ponta, porque ele tem de receber a nossa mensagem", afirmou. Todos os convidados concordaram que o setor da comunicação pública precisa tratar os veículos de forma igual e com a maior agilidade possível.

No fim do painel, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior se juntaram aos participantes. Leite agradeceu a presença dos jornalistas e defendeu uma imprensa totalmente livre e também responsável.

"Eu defendo uma imprensa livre para criticar e ser criticada. Defendo lealdade e transparência nas nossas relações. Isso é muito importante. O meu grande interesse é construirmos um ambiente para conduzirmos este Estado para um destino melhor. E isso também envolve aqueles que comunicam a população. Não quero que nada do nosso governo escape às críticas, apenas me refiro a uma agenda leal com a imprensa", disse o governador.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 07/03/2019 - 1º Encontro de Comunicação Secom - Fotos Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
"Ouvir formadores de opinião demonstra que nossa preocupação é com o cidadão lá na ponta", disse a secretária Tânia - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Alinhamento com secretarias

Na parte da tarde, o encontro começou com a apresentação do diretor de Jornalismo, Alexandre Elmi. "É um compromisso nosso discutir o alinhamento estratégico com as assessorias para pensar melhor como o conteúdo será compartilhado pelo governo do Estado", afirmou.

Também fizeram apresentações o coordenador do Núcleo de Redes Sociais, Eduardo Anneter, os diretores de imprensa do governador, Juliano Rodrigues e Renan Arais, os produtores de conteúdo da agenda do governador, Fernando Alencastro e Isadora Orlandi, o secretário-executivo do Gabinete do Governador, Luciano Machado, e o diretor de Publicidade, Ricardo Gomes. Após cada painel, os jornalistas fizeram perguntas, aprofundando os temas discutidos. 

46589236054 4e3a071af3 k (2)
No fim do encontro, a diretoria da Secom também se reuniu com os secretários de Estado - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Edição: Saul Teixeira – Ascom SOP/RS

Secretaria de Obras Públicas