Desenvolvimento urbano motiva voto de Stédile na Consulta Popular

01
Secretário de Obras e Habitação José Stédile - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Interessados em participar da Consulta Popular poderão votar virtualmente até o dia 30 de novembro, por meio do aplicativo Colab ou clicando aqui. Instituída em 1998 pelo governo do Estado, a consulta permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual.

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, votou na opção Recuperação e manutenção de estradas vicinais. “Solicitamos o apoio dos colegas da SOP para que votem na mesma opção. É mais um canal que temos para ampliar a nossa prestação de serviços à comunidade”, refletiu, lembrando que a demanda tem relação com o trabalho realizado pelo departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP (DDU).

Na Consulta Popular 2019/2020, o governo do Estado atendeu a três municípios com o repasse de valores para a recuperação e a manutenção de estradas vicinais ou o desassoreamento de rios. Foram investidos cerca de R$ 60 mil reais na execução dos serviços. “Seguiremos trabalhando pelo desenvolvimento do Estado por meio do fortalecimento dos municípios”, completou.

O governo do Estado também prepara o repasse de cerca de R$ 2,5 milhões para melhorias na infraestrutura em 28 municípios contemplados pela Consulta Popular 2018/2019. O pagamento é passivo da gestão anterior. Os municípios receberão valores entre R$ 29 mil e R$ 190 mil para a realização dos trabalhos.

Saiba mais

Neste ano, o valor disponibilizado pela Consulta Popular será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). A verba é distribuída de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Em sua primeira fase, o pleito recebeu cerca de mil ideias enviadas por cidadãos.

Dúvidas sobre o processo da Consulta Popular podem ser resolvidas pelo e-mail consulta-popular@spgg.rs.gov.br.

Para votar, clique aqui.

*com informações da SPGG