Corsan implantará esgotamento sanitário em Santo Cristo

Santo  Cristo site
As obras em Santo Cristo devem iniciar em janeiro de 2019 e vão beneficiar 1.470 habitantes - Foto: Douglas Carvalho/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai implantar sistema de esgotamento sanitário em Santo Cristo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A ordem de início das obras foi assinada na segunda-feira (12), na prefeitura.

Serão investidos R$ 3.625.060,85 na execução de 6.578 metros (m) de redes coletoras, 3.423 m de ramais prediais e 146 m de travessias. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A empresa NCM Construções vai executar as obras, que devem iniciar em janeiro de 2019 e vão beneficiar 1.470 habitantes. A previsão de término é de 18 meses.

Essa é a primeira fase da implantação do sistema. No primeiro semestre do próximo ano, a Corsan planeja licitar, com investimento estimado de R$ 7 milhões, a segunda etapa das obras, composta por estação de tratamento, estações de bombeamento, redes e emissário final.

No ato de assinatura, o diretor de Expansão e Comercial da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, informou que será realizado um trabalho socioambiental junto à comunidade. "As equipes da empresa vão visitar a população beneficiada para explicar a importância e as etapas da obra, esclarecendo que os transtornos temporários vão resultar em benefícios definitivos, com grande melhoria na qualidade de vida da população".

O prefeito de Santo Cristo, Adair Philippsen, saudou a realização do investimento e recebeu informações técnicas acerca dos trabalhos, destacando que "a obra é imprescindível para o desenvolvimento da comunidade".

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Corsan