Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Comitiva da Alemanha conhece ações de promoção do saneamento básico e da habitação popular

Publicação:

Ações da SOP nas áreas do saneamento e habitação pautaram encontro - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

 O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, recebeu nesta segunda-feira (13) comitiva da Alemanha, liderada pelo vice-Ministro do Meio Ambiente, Gunther Adler. Na pauta, os projetos e ações desenvolvidas pela SOP, com foco na formulação de políticas públicas de promoção do saneamento básico e incremento da habitação popular.

Fabiano Pereira detalhou ações como a PPP da Corsan, que buscará a universalização da coleta e do tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana em 11 anos. Ele também destacou a importância do intercâmbio de experiências. “A vida é feita de parcerias, de cooperação. Investir em saneamento é investir na qualidade de vida, na promoção da saúde, na valorização imobiliária, no conforto da população”, resumiu.

No setor habitacional, Fabiano destacou o chamamento público para a construção de 1.344 unidades habitacionais na Zona Sul de Porto Alegre. “Serão cinco condomínios para ampliar o acesso à habitação para as famílias mais humildes. Além disso, a Secretaria é parceira na construção de moradias para a população de baixa renda e investe em ações de regularização fundiária”, afirmou. 

SOP Alemanha
Secretário Fabiano Pereira foi convidado para conhecer projetos de saneamento na Alemanha - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O secretário foi convidado a visitar o país para conhecer os projetos do governo alemão nas áreas do tratamento de água e esgoto e o sistema de captação de água. A comitiva foi composta, ainda, por assessores do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, bem como pelo Primeiro Secretário de Assuntos Ambientais da Embaixada da Alemanha no Brasil, Dr. Lutz Morgenstern, além do Cônsul-Geral no Consulado Geral em Porto Alegre, Stefan Traumann.

Secretaria de Obras Públicas