Secretário de Obras destaca ações conjuntas para o desenvolvimento urbano dos municípios

Deputada estadual Any Ortiz e o vereador Amauri Presotto
Deputada estadual Any Ortiz e o vereador Amauri Presotto - Foto: Divulgação SOP
Por Saul Teixeira / ASCOM SOP

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, recebeu demandas de diversos municípios do Estado nesta semana, com destaque para as ações ligadas aos departamentos de Saneamento e de Desenvolvimento Urbano. O titular da pasta destacou as ações em conjunto desenvolvidas pelo governo do Estado e as prefeituras para qualificar os serviços locais e melhorar a qualidade de vida da população.

Fabiano elencou as ações lideradas pela SOP/RS, destacando o empréstimo de equipamentos que ajudam a perfurar poços, além de escavadeiras hidráulicas que são cedidas às prefeituras para desassoreamento de rios e arroios para prevenir enchentes. “Trabalhamos sempre com transparência e honestidade, sem criar falsas expectativas. Seguimos à disposição das prefeituras para auxiliar os municípios. A vida é feita de colaboração”, salientou.

Fabiano recebeu na quinta-feira (10) os prefeitos de Barros Cassal, Jovelino Francisco Zago, e de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira. A recuperação de estradas vicinais aos municípios que se encontram em situação de emergência foi o tema do encontro. “Precisamos recuperar as estradas, principalmente as que comportam linhas de ônibus”, resumiu Ferreira. A mesma demanda foi solicitada pelo vice-prefeito de Riozinho, Diogo Pretto, e pelo secretário de Obras do município, Gilceu Pretto.

Na quarta-feira (09), o secretário recebeu a deputada estadual Any Ortiz e o vereador de Aratiba, Amauri Presotto. Na pauta, a abertura de poço artesiano no interior do município.Também ocorreu reunião com o deputado estadual Álvaro Boessio sobre os investimentos da Corsan em Farroupilha.

Na mesma data, o prefeito do município de Mata, Sérgio Roni Brunin, solicitou a perfuração de poço artesiano. Acompanhou o assessor jurídico da prefeitura, Ruan Pablo Schutz. Já a comitiva de São Nicolau veio solicitar o empréstimo de escavadeira hidráulica. O município foi representado pelo vice-prefeito, Denilton de Moraes, pelo Secretário de Habitação, Edson Silva, e pelo vereador José Cunha. Convênios com o município de Silveira Martins nas áreas de saneamento e habitação foram pauta da audiência com o prefeito Fernando Cordero.