Secretário de Obras confere investimentos do Estado em Gramado

obras capa site
Secretário Rogério Salazar conferiu investimentos do Governo do Estado na cidade de Gramado - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy/ASCOM SOP

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, cumpriu roteiro em Gramado nessa quarta-feira (13) para vistoriar obras e anunciar investimento. O governo do Estado está investindo na ampliação do sistema de abastecimento de água, em reformas escolares e em habitação popular no município da Serra Gaúcha.

Acompanhado do prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci (Fedoca), Salazar vistoriou a obra do novo reservatório que a Corsan está executando no município. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a estrutura dobrará a capacidade de reservação de água na cidade. “Gramado tem um problema cada vez mais recorrente de falta de água, especialmente em feriadões e no verão. Essa obra garantirá maior tranquilidade à população e aos turistas”, destaca o secretário. Conforme o prefeito Fedoca, o município recebe em média 6,5 milhões de turistas ao ano, o que aumenta significativamente o consumo de água.

Reservatório site edts
Com investimento de R$ 3,6 milhões, reservatório dobrará a capacidade de reservação de água na cidade - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O método construtivo empregado no reservatório, com placas de aço vitrificado, encurtou em praticamente um ano o tempo de execução da obra. “Um reservatório de concreto levaria em torno de um ano e meio para ser construído. Com esse material que utilizamos, vamos concluir a obra em cinco meses”, explicou o engenheiro Carlos Leal, fiscal dos trabalhos e coordenador de obras da Corsan na região.

Investimento em Educação

O titular da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) também vistoriou obras que somam quase R$ 600 mil de investimento na educação pública. No Colégio Estadual Santos Dumont, instituição com 88 anos localizada no centro do município, o aporte é de R$ 475 mil para reforma da cobertura, forro, rede elétrica e piso do auditório.

Santos Dumont site
Professores da Santos Dumont destacaram a relevância histórica da escola para o município - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O secretário foi recebido pela diretora Maria Bernadete Briesch e por professores, que destacaram a relevância histórica da escola para o município, bem como a importância do investimento para a instituição e a comunidade escolar. “Este ano, as formaturas acontecerão no auditório, pois a reforma estará concluída”, destacou o coordenador regional de Obras, Joel Vargas. A coordenadora regional de Educação, Janice Zambarda Moraes, também acompanhou a visita.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Caramuru, o governo do Estado está investindo R$ 109.305,78 na recuperação do muro de contenção, piso da quadra de esportes, biblioteca e área de circulação. A obra, que é emergencial, iniciou em abril deste ano, após parte do piso da quadra e da biblioteca cederem. “Antes de ceder, o piso da quadra já estava danificado, o que prejudicava a sua utilização. Com a reforma, nossos alunos terão um espaço qualificado para a prática de educação física”, afirmou a diretora Rosane Tomazelli.

gramado escola muro site
Recuperação do muro de contenção está entre os investimentos do Governo do Estado na Escola Caramuru - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

A escola atende toda a demanda de ensino médio do maior bairro da cidade, a Várzea Grande. “Todo investimento realizado em educação é investimento no presente e no futuro. As obras trazem conforto, segurança e bem-estar aos alunos e toda a comunidade escolar, qualificando as condições de ensino e contribuindo para a permanência do aluno na escola”, ressaltou o secretário Salazar.

Habitação

O titular da SOP também esteve no gabinete do prefeito para assinatura de convênio destinado à construção de duas unidades habitacionais com recursos da Consulta Popular 2017-2018. O repasse do Estado é de R$ 61.560,00 e contrapartida do Município de R$ 32.505,31, totalizando R$ 94.065,31.

Eva Maria Moreira, que receberá uma das casas, participou da assinatura. Ela teve a casa interditada por risco de desabamento e hoje recebe aluguel social pago pela prefeitura. O ato foi acompanhado pela secretária municipal da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori e pelo coordenador municipal de Habitação, Elias Lopes Vargas.

Habitação site
A moradora Eva Maria Moreira, que receberá uma das casas, participou da assinatura - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Estiveram presentes em todo o roteiro no município a diretora de Habitação da SOP, Kellen Mattos; o assessor da pasta Luiz Gustavo Martins; o assessor parlamentar Gilberto Silveira e os dirigentes partidários Deivid Palma e Marciano Appilt.