Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Plano Estadual de Saneamento será um marco na promoção da qualidade de vida no RS

Publicação:

Plano Estadual de Saneamento será um marco na promoção da qualidade de vida no RS.
Plano Estadual de Saneamento será um marco na promoção da qualidade de vida no RS - Foto: Ana Luiza Zancan Godoy/ASCOM SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy / ASCOM SOP

Estabelecer as diretrizes e as ações prioritárias para o saneamento em todo o Rio Grande do Sul, levando em consideração a realidade e as peculiaridades de cada região. Este é o objetivo do Plano Estadual de Saneamento, que deverá ser lançado no final de agosto pelo governo do Estado. Na noite de quarta-feira (26), o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, reuniu-se com a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) e representante da consultoria Concremat para preparar o lançamento do Plano.

Capitaneado pela Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), o documento abrangerá os quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. “Será um marco na política estadual de saneamento e garantirá mais qualidade de vida para toda a população gaúcha”, resumiu o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

O Conselho Estadual de Saneamento, composto por representantes de diferentes entidades da área e pelo Governo, também acompanha a elaboração do Plano, que está sendo feita pela consultoria Concremat. A próxima etapa do trabalho será a análise do Índice de Salubridade Ambiental (ISA) de cada uma das 25 bacias hidrográficas do RS para que possam ser identificadas as regiões mais críticas e a necessidade de investimentos em cada área.

Participaram da reunião a vice-presidente da Abes-RS, JussaraKalil Pires, o diretor Ricardo Röver Machado e a conselheira Marilene Machado Cunha, bem como a engenheira Deisy Batista, representando a consultoria Concremat, e técnicos da SOP.    

Saiba mais

Previsto na Lei nº 12.037, de dezembro de 2003, que dispõe sobre a Política Estadual de Saneamento, o Plano Estadual começou a ser elaborado em março de 2017 e deve ser concluído em fevereiro de 2019.

 O plano será um importante instrumento que abrangerá as zonas urbanas e rurais do Estado, possibilitando a criação de mecanismos de gestão pública de infraestrutura relacionada aos quatros eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. São seis etapas de muito estudo e análise para garantir um documento com ações e diretrizes efetivas para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Secretaria de Obras Públicas