Municípios gaúchos serão beneficiados com a perfuração de poços artesianos

Municípios gaúchos serão beneficiados com a perfuração de poços artesianos - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

A secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação firmou nesta quarta-feira (10) com as prefeituras municipais de São João do Polêsine e São Martinho da Serra, o termo de cooperação técnica para a perfuração de quatro poços artesianos em comunidades do interior. A iniciativa beneficiará 59 famílias.

Em São João do Polêsine serão perfurados dois poços artesianos nas localidades de Vila Ceolin e Vale Vêneto beneficiando 32 famílias. No município de São Martinho da Serra 27 famílias que residem nas localidades de Rincão da Lagoa e Postinho serão contempladas com a iniciativa.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, destaca a importância do programa de perfuração de poços artesianos. “Oportunizar as famílias que residem em localidades do interior dos municípios o acesso e abastecimento de água potável própria para o consumo humano, é garantir dignidade e saúde à população”, disse, destacando também que a atuação da SOP exemplifica o compromisso do governo do Estado com os municípios e comunidades que mais precisam da presença do poder público.

Participaram da assinatura dos termos de cooperação técnica o diretor de saneamento da SOP, Jean Bordin, o prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, o vice-prefeito de São Martinho da Serra, Pedro Agenor Borges e o secretário municipal de saúde, João Verci da Rosa Canabarro.

Na última sexta-feira (05) foi publicado no Diário Oficial do estado o ato de delegação de competência para a celebração de Termos de Cooperação entre o Estado, por intermédio da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e 21 municípios, objetivando a perfuração de 39 poços tubulares.

Ações em São João do Polêsine

Em 2017, a Escola Estadual de Educação Básica João XXIII foi contemplada com a destinação de R$ 150 mil via autonomia financeira para a execução de obras, que devem beneficiar aproximadamente 268 alunos.