Governo do Estado investe R$ 60 milhões em obras de saneamento em Santa Rosa

reservatorio
Qualificar e ampliar o abastecimento de água é uma das tarefas da Secretaria em todo o Estado - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Saul Teixeira - Ascom SOP

O governo do Estado, através da Corsan, está investindo cerca de R$ 60 milhões em obras na cidade de Santa Rosa. O diretor de Saneamento da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Jean Bordin, esteve vistoriando as ações nesta sexta-feira (20), ao lado do vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú. Entre as iniciativas, destaque para a instalação de redes de abastecimento de água, que totalizam R$ 25 milhões, bem como ações na coleta e tratamento de esgoto, que tiveram aporte de R$ 35 milhões.

Entre as obras estão duas adutoras e a construção de três reservatórios de água, incluindo o da Vila Cruzeiro do Sul. Com capacidade para 20 mil litros, a estrutura recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. “Qualificar e ampliar o abastecimento de água é uma das tarefas da Secretaria em todo o Estado”, disse Bordin, destacando que os moradores da localidade chegavam a ficar de três a quatro dias sem água antes da instalação do reservatório. Ele lembrou ainda que dos R$ 25 milhões destinados ao setor, o governo estadual está aplicando R$ 19 milhões na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, na barragem e no sistema de captação.

Bordin capa site
Vice-prefeito, Luis Antonio Benvegnu (e) e diretor de Saneamento (c) vistoriaram as obras - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Na área do esgotamento sanitário, estão sendo construídas redes coletoras e estações de bombeamento que beneficiarão as localidades de Planalto, São Francisco, Central e parte do bairro centro. Também está sendo reformada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. “É um aporte de R$ 35 milhões numa área considerada essencial para o governo do Estado, o saneamento”, completou Bordin.

vila cruzeiro
Com capacidade de 20 mil litros, reservatório atenderá antiga demanda da população na Vila Cruzeiro do Sul - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Recentemente, o governo estadual também inaugurou a Sala Lilás, destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. O investimento foi de R$ 228.928,99. “A Sala Lilás do IGP é um reforço importante na área dos Direitos Humanos, dando um acolhimento digno às mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse o vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú, agradecendo pelos investimentos do governo do Estado que também inclui cerca de R$ 600 mil em cinco escolas estaduais.