Governo do Estado investe no abastecimento de água em Gramado

Governo do Estado investe no abastecimento de água em Gramado
Governo do Estado investe no abastecimento de água em Gramado - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

Para garantir segurança hídrica aos moradores e turistas de um dos principais destinos e cartões postais do Rio Grande do Sul, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está investindo R$ 3,6 milhões na construção de um reservatório de água em Gramado.  No período de inverno e em datas especiais como Natal e Ano Novo, o município recebe uma grande demanda de turistas brasileiros e estrangeiros, atraídos pelas belezas naturais, arquitetura e diversas atrações de lazer, o que acaba gerando o aumento no consumo de água.

O diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, e o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, visitaram as obras de construção do novo reservatório.
Comitiva visitou às obras de construção do novo reservatório. - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

Nessa quarta-feira (09), o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, e o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, visitaram as obras de construção do novo reservatório, que fica no acesso à Aldeia do Papai Noel. O reservatório de 3 mil metros cúbicos (m³) dobrará a capacidade de reservação de água no município, que passará para 6.930 m³, buscando resolver os transtornos com a falta de água.

Caberlon destaca a importância da construção do novo reservatório para garantir segurança hídrica do município. “Enfrentamos muitos casos de desabastecimento em feriados e finais de semana, datas em que o consumo de água aumenta consideravelmente. A obra deverá resolver o problema”, afirmou. Conforme o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, o investimento demonstra o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento do município.

“Este reservatório possuirá uma capacidade de reservação de 3 mil metros cúbicos, capacidade esta suficiente para atender 30 mil pessoas. A tecnologia empregada é diferenciada e pioneira na Companhia por ser executado em aço vitrificado”, frisou o superintendente de gerenciamento de Obras, Luiz Antônio Grazziotim.

O reservatório, construído em aço com revestimento vitrificado, sobre base e fundações em concreto armado, será o primeiro desse modelo implementado pela Companhia no Rio Grande do Sul. De acordo com o projeto, também serão instaladas novas tubulações de entrada e saída de água, tubulações de expurgo, drenagem e a urbanização da área. Como contrapartida ambiental, a Corsan realizou a doação de 1.650 mudas de espécies nativas ao Horto Municipal.

O reservatório da Aldeia do Papai Noel soma-se a uma série de investimentos que a Corsan está efetuando para qualificar o sistema de abastecimento integrado de Gramado e Canela. Tais ações incluem a ampliação da capacidade de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), a instalação de novos grupos motor-bomba, novo floculador da ETA (que elevará a sua capacidade operacional para 600 litros por segundo), novos bombeamentos, adutoras, outros dois reservatórios, redução de perdas de água (por meio de um contrato de performance) e a implantação de um Centro de Controle Operacional que vai monitorar o sistema de abastecimento 24 horas por dia.