Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado investe na modernização dos elevadores do CAFF

Publicação:

Governo do Estado investe na modernização dos elevadores do CAFF
Governo do Estado investe na modernização dos elevadores do CAFF - Foto: Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

O governo do Estado, através da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), está investindo no processo de modernização dos elevadores do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Nove dos 11 equipamentos, que transportam cerca de 3.500 pessoas por dia, serão substituídos para garantir melhor acessibilidade, redução do índice de falhas e paralisações, melhorias no tráfego, maior segurança aos usuários, economia em manutenção e a redução nos gastos em energia.

Produzidos na década de 1970, os nove elevadores que serão substituídos foram avaliados por técnicos da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), que constataram a defasagem tecnológica e problemas de paralisação devido ao desgaste natural de uso.  As paralisações constantes geram reclamações por parte dos servidores e do público que busca serviços de órgãos estaduais, além de prejudicar o fluxo no prédio.

O Engenheiro Mecânico da SOP, Luciano Homrich Neves da Fontoura destaca os benefícios do processo de modernização dos elevadores: “O projeto desenvolvido para a modernização dos elevadores vai proporcionar a redução do consumo energético do sistema devido à tecnologia do sistema regenerativo somado ao sistema de agrupamento de passageiros que se deslocam para andares próximos”. A estimativa de redução do consumo de energia é de pelo menos 45%, podendo chegar a uma porcentagem de 70%.

O investimento na modernização dos nove elevadores será de R$ 10 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Gestão Patrimonial (FEGEP), que irá gerar, já em médio prazo, economia aos cofres do Estado, assim como garantirá maior confiabilidade e segurança aos usuários do prédio do CAFF. Também vai agregar conforto e tecnologia a um dos mais importantes prédios do Poder Executivo.

“O trabalho realizado em sinergia entre a SMARH, a SOP e o FEGEP foi fundamental para iniciar o projeto. Além dessa importante iniciativa que irá garantir agilidade, segurança e economia, também estamos trabalhando no Projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação do CAFF, que prevê a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED”, frisou o diretor do Departamento de Administração do CAFF (Dcaff), Maximiliano Finkler Neto.

Os nove elevadores serão modernizados de forma escalonada, sendo quatro entregues até outubro de 2018, outros quatro até março de 2019 e o último, chamado elevador de emergência em 18.06.2019, quando a obra deve ser concluída.

Saiba mais

Os novos elevadores contarão com itens de acessibilidade atendendo as normas da ABNT NM 313 e ABNT 9050 além da legislação atual. Para melhorar a acessibilidade dos usuários, os elevadores terão espelho ao fundo da cabina para facilitar a saída de cadeirantes e a altura das botoeiras de pavimento também serão adequadas. Sintetizador de voz e a identificação de pavimento junto aos marcos de porta, piso podotátil e o perfeito nivelamento da cabina com o pavimento serão outros importantes benefícios para garantir segurança e acessibilidade. Dentro do processo de modernização dos elevadores, um dos equipamentos será adequado como elevador de emergência, conforme as exigências das normas e leis para prédios com mais de 20 pavimentos.

A empresa vencedora do processo licitatório ficou responsável pela elaboração do projeto executivo para instalação dos nove elevadores, pela desinstalação e sucateamento dos componentes dos elevadores atuais, fornecimento e instalação dos equipamentos, adequações na construção civil e rede elétrica existente. Após a conclusão da obra de modernização integral, a empresa ficará responsável pela Assistência Técnica com manutenção preventiva e corretiva pelo período mínimo de doze meses a contar da data de entrega do último elevador modernizado.  Dois elevadores, instalados em 2010 e 2013, não serão substituídos.

Centro Administrativo Fernando Ferrari
Centro Administrativo Fernando Ferrari - Foto: Jean P.H.Maidana / ASCOM SOP
Secretaria de Obras Públicas