Governo do Estado investe em obras emergenciais beneficiando 13 municípios

Governo do Estado investe em obras emergenciais beneficiando 13 municípios
Governo do Estado investe em obras emergenciais beneficiando 13 municípios - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

Em 2017 o estado do Rio Grande do Sul sofreu com uma série de eventos climáticos que deterioraram diversos trechos de estradas vicinais, impossibilitando o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e o deslocamento das famílias que precisam utilizar diariamente os trajetos. Para amenizar os prejuízos, o governo do Estado, através da secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), assinou no final do mês de dezembro o termo de acordo para contratação de horas máquinas com treze prefeituras e a empresa Komac. A iniciativa prevê a execução de obras emergenciais de recuperação e manutenção de estradas vicinais, vias urbanas e na limpeza e desassoreamento de rios e arroios.

Os municípios beneficiados neste primeiro momento foram Agudo, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Braga, Faxinal do Soturno, Maratá, Pareci Novo, Progresso, Riozinho, Sant’Ana do Livramento, São Jerônimo, Uruguaiana e Venâncio Aires. Todos decretaram situação de emergência decorrente dos prejuízos causados pelos fenômenos climáticos. O investimento é de R$ 2.496.753,93.

Segundo o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o termo de acordo é uma ferramenta inovadora para atender os municípios e, situação de emergência. “Precisamos promover o desenvolvimento dos nossos municípios, mas principalmente ações que tragam benefícios para aquelas comunidades que mais necessitam dos serviços públicos. Com o objetivo de auxiliar os municípios trabalhamos em parceria com a Contadoria-Geral do Estado e com a Procuradoria Geral do Estado para inovar, modernizar e efetivar a contratação de horas máquinas”, pontuou o secretário.

Atualmente existem quatro frentes de trabalho, atuando nos municípios de São Jerônimo, Venâncio Aires, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana. Nestes quatro municípios estão previstos a recuperação de 213,6 quilômetros de estradas vicinais e vias urbanas, beneficiando diretamente mais de 4 mil famílias.

A contratação de horas máquinas prevê o reforço de máquinas e equipamentos pesados para a execução dos serviços como escavadeiras hidráulicas, rolo compactadores, motoniveladoras e caminhões, conforme as necessidades de cada município.

Essa modalidade oportuniza o emprego de patrulhas completas, ficando sob responsabilidade da empresa Komak a destinação dos equipamentos e operadores para o desenvolvimento dos serviços.

Esta iniciativa não foi à única ação na área de infraestrutura. “Em 2017 a SOP auxiliou mais de trinta municípios com o empréstimo de escavadeiras hidráulicas, utilizadas para a recuperação de estradas vicinais e para o desassoreamento de rios e arroios”, concluiu o secretário Fabiano Pereira.