Parceria permitirá construção de prédio para única escola de Paverama

SEDUC Diego da Costa   Seduc
Encontro na manhã desta quarta-feira (20) celebrou a assinatura do termo de cooperação entre Estado e município - Foto: Diego da Costa - Seduc
Por Saul Teixeira - Ascom SOP

O governo do Estado, através da força-tarefa liderada pelas secretarias estaduais de Obras, Saneamento e Habitação, de Educação e do Planejamento, Governança e Gestão, assinou, nesta quarta-feira (20), um termo de cooperação com Paverama para a construção de prédio próprio para a única escola de ensino médio no município. A partir da parceria, será elaborado o projeto e a execução da construção da Escola Estadual de Paverama. A iniciativa atenderá a uma demanda de 25 anos da instituição que contempla 424 alunos.

A prefeitura cederá a área para a construção da escola, a Secretaria de Educação destinará o recurso financeiro e licitará a obra e a Secretaria de Obras fiscalizará a construção. “É a soma de esforços pelo presente e pelo futuro do Rio Grande do Sul. Investir em escolas é apostar nas próximas gerações e no poder transformador da educação”, destacou o titular da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar.

Conforme o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, a iniciativa responde a umas das diretrizes do governo estadual na área educacional: a presença de pelos menos uma escola de nível médio que seja referência em cada cidade gaúcha. “O Ensino Médio é prerrogativa do Estado. A Escola Paverama contará com um espaço adequado, contemplando a necessidade de toda a comunidade escolar”, disse, reforçando o papel da força-tarefa entre a Seduc, SOP e SPGG para a concretização da demanda.

Atualmente, a instituição está em seu quarto endereço. “A construção do prédio próprio é um sonho da cidade”, resumiu a vice-diretora Elisabete Haubenthal, que atua há 21 anos na instituição. Ele lembra que atualmente a infraestrutura do espaço é precária.

O prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, foi aluno da instituição e destaca o caráter histórico da iniciativa. “A população aguarda ansiosamente pelas obras. Será um salto de qualidade para o ensino da cidade”, comemorou, lembrando que a iniciativa conta com o apoio da Câmara de Vereadores e das entidades civis da cidade.

O ato ocorreu no gabinete da Seduc e contou também com a presença do deputado estadual Gabriel Souza, do presidente da Câmara de Vereadores de Paverama, Sérgio Francisco Griebeler, e dos vereadores Davi Souza, Luciara Silva e Luiz Ricardo Kochen.