Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Fórum debate preservação do ciclo da água para desenvolver produção do RS

Publicação:

Fórum debate preservação do ciclo da água para desenvolver produção do RS
Fórum debate preservação do ciclo da água para desenvolver produção do RS - Foto: Ana Luiza Zancan Godoy / ASCOM SOP

Preservar o ciclo vital da água como fonte de abastecimento para a produção do Rio Grande do Sul foi um dos temas em destaque no 4º Fórum Água é Vida, promovido em Guaíba pelo projeto RS Sustentável, da Rede Pampa. O evento discutiu formas de conservação dos recursos naturais e políticas públicas para a sustentabilidade ambiental. A parceria é da prefeitura, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

"Conhecemos o nosso papel enquanto gestores públicos e estamos fazendo a nossa parte, promovendo mudanças profundas no Estado. A travessia rumo ao futuro que queremos passa pela gestão eficiente dos recursos naturais e pela sustentabilidade ambiental. Nada disso acontece sem água de qualidade", afirmou o governador José Ivo Sartori na abertura.


O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, destacou que o maior desafio para a gestão atual na área está na ampliação da coleta e do tratamento de esgoto sanitário. “Atualmente, apenas 14% do Rio Grande do Sul tem coleta e tratamento de esgotamento. Mas o governo do Estado tem uma proposta concreta para que nove municípios da Região Metropolitana possam fazer uma Parceria Público-Privada para que nos próximos anos possamos praticamente universalizar a coleta e o tratamento na região”, adiantou. Fabiano ainda destacou a economia gerada com o investimento em saneamento básico, citando o dado da Organização Mundial da Saúde de que a cada R$ 1 investido em saneamento economiza-se R$ 4 em saúde. “Investir nesta área significa cuidar dos nossos rios, cuidar da saúde das pessoas e melhorar a qualidade de vida de toda a população”, afirmou.

O presidente da Corsan, Flávio Presser, chamou atenção para a importância de se discutir o assunto. "Essa é uma oportunidade de envolver a sociedade no debate da preservação dos recursos hídricos para que não enfrentemos dificuldades como a que ocorre em Roma, que deve passar por racionamento de água nos próximos dias", alertou.


Com mediação de Armando Burd, o fórum teve a presença do prefeito de Guaíba, José Sperotto, secretários e gestores ambientais. Também ocorreram painéis de Carlos André Bulhões Mendes, diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS; Manuel Salvaterra, presidente do Comitê Lago Guaíba; Fernando Meirelles, diretor-geral do Departamento de Recursos Hídricos; e Clóvis Zimmer, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Celulose Riograndense.

*Com informações da Secom

Secretaria de Obras Públicas