Fabiano Pereira vistoria obras de saneamento no Litoral

Fabiano Pereira vistoria obras de saneamento no Litoral
Fabiano Pereira vistoria obras de saneamento no Litoral - Foto: Saul Teixeira/ASCOM SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy/ASCOM SOP

Com o objetivo de verificar o andamento das obras de saneamento no Litoral, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, fez roteiro pela região nesta segunda-feira (18). “Estamos cumprindo a determinação do governador de destravar as obras públicas, criando mecanismos de gestão, mas principalmente estando perto, verificando a situação em cada município, conferindo o que falta ser feito e agilizando o processo”,  afirmou. Ele fez o roteiro acompanhado do diretor de Expansão da Corsan, Marcus Caberlon, do superintendente da Corsan Litoral, Adalcir Rodrigues da Silva,e do diretor de Saneamento da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Jean Bordin.

Em Capão da Canoa, o secretário visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guarany. Estão sendo investidos R$ 23 milhões na obra, que é uma das etapas para universalizar o tratamento de esgoto no município. A previsão é que a estação – a segunda maior do estado – seja entregue no primeiro semestre de 2018. “Esta obra é muito importante para os moradores do município, para os veranistas e para toda a população gaúcha, pois garantirá mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente”, destacou o titular da SOP.

Ainda no município, foi vistoriada a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, que está em finalização, mas que já abastece a população local. O investimento na ampliação do tratamento e do abastecimento de água no município é de R$ 48 milhões. “No total, o governo do Estado está investindo mais de R$ 70 milhões para a qualificação do saneamento em Capão da Canoa”, frisou Fabiano Pereira.

O secretário também se reuniu com o prefeito, Amauri Magnus Germano, que destacou a atenção do governo do Estado e da SOP para a cidade. “A Corsan tem feito um grande esforço para realizar investimentos aqui. Recentemente, foi entregue a ETA, que neste verão já corrigiu os problemas de abastecimento e não tivemos falta de água”, afirmou. O vice-prefeito, Jairo Marques, e o secretário de Planejamento, Jorge Arbelo, também acompanharam o encontro.

Em Xangri-lá, o secretário participou de reunião com o prefeito, Cilon Rodrigues da Silveira, para falar sobre as ações de ampliação do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. A Corsan está investindo R$ 19 milhões em redes coletoras e ramais prediais no município. “Em Xangri-lá já temos a ETE, agora o desafio é conscientizar a população para que faça a ligação de seu esgoto à rede.É uma medida importante  para evitar  a poluição dos cursos de água e da praia”, destacou o secretário. Ainda participaram do encontro o vice-prefeito, Erico Jardim (Xoto), e o vereador Valmir Dallagnol.

Conforme Marcus Caberlon, gradativamente o governo do Estado está recuperando os compromissos com o Litoral. “São investimentos que tem ligação direta com a qualidade de vida da população, tanto a permanente, quanto a transitória, que são os veranistas. No esgotamento sanitário, os  investimentos buscam garantir a balneabilidade das praias, conforme orientação do governador José Ivo Sartori ", concluiu.

* Com informações de Saul Teixeira / ASCOM SOP