Empréstimo de maquinário beneficiará 400 famílias em Morrinhos do Sul

Morrinhos do Sul Tiago Belinski AscomSOP 2 edts
Convênio foi celebrado pelo secretário e o prefeito no gabinete da SOP - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Saul Teixeira - Ascom SOP

O empréstimo de máquinas para a recuperação de estradas e o desassoreamento de rios está entre as principais ações lideradas pelo governo do Estado para contribuir com o desenvolvimento dos municípios. Esta foi a finalidade do convênio assinado pelo secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, nessa quarta-feira (09), junto ao prefeito de Morrinhos do Sul, Luiz Evaldt Steffen. O empréstimo de escavadeira hidráulica atuará na recuperação de 15 quilômetros de estradas, beneficiando cerca de 400 famílias.

Segundo o titular da SOP, a iniciativa atende a pauta municipalista que, muitas vezes, é carente de apoio e recursos para qualificar a prestação de serviços à comunidade. “O gabinete está de portas abertas para auxiliar os municípios em suas demandas. Estradas em bom estado garantem segurança e comodidade à população”, destacou Rogério Salazar, lembrando que o empréstimo da escavadeira hidráulica já beneficiou cerca de 30 municípios no último ano. A intervenção ocorrerá nas estradas de Morro Zé Benetti, Morro do Norte, Morro Grande, Morro Tigre Sul, Estrada dos Pereira e Estrada Maria Leffa.

O maquinário também será utilizado para o desassoreamento de rio e encostas do município. “A cada chuva, os problemas se agravam através de enchentes. Será possível prevenir os danos e garantir bem-estar às famílias que moram próximas aos cursos de água”, resumiu o prefeito. Agradecendo a parceria do governo do Estado, ele também citou os benefícios para a infraestrutura local. “As ações de alargamento, recuperação e manutenção de estradas são de fundamental importância para escoamento da nossa produção e para o desenvolvimento econômico”, completou.

A assinatura do convênio de empréstimo entre a SOP e a prefeitura foi prestigiada pelo diretor de Desenvolvimento Urbano da Secretaria, Rodrigo Reis, pelo chefe de gabinete Pedro Maboni, e pelo secretário de Obras do município, Vanilson Boff Pinto. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.