Departamento de Obras Públicas

1496797660ce26bba3bb1c1935f2562d161c1b8c14
06220929-1496797660ce26bba3bb1c1935f2562d161c1b8c14.jpg

Compete ao Departamento de Obras Públicas elaborar os projetos técnicos para a construção, conservação, ampliação, reforma e recuperação de prédios públicos do Estado, nos termos propostos pelos órgãos da Administração Direta, e por cooperação técnica com os órgãos da Administração Indireta.

Cerca de 90% dos trabalhos desenvolvidos pela SOP são oriundos da pasta da Educação, o restante é dividido nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Agricultura, Cultura, entre outras.

A atuação da SOP é identificada em grandes patrimônios do Estado. Obras importantes para o progresso do Rio Grande do Sul, como o Palácio Piratini, o prédio da Faculdade de Medicina, além do próprio Centro Administrativo Fernando Ferrari, onde ela se encontra, fazem parte deste sólido trabalho.

O Hospital São Pedro, que foi a primeira instituição psiquiátrica da capital gaúcha, é uma obra que também merece destaque por contribuir para a saúde e a reabilitação psíquica dos pacientes, sendo considerado um grande avanço para a população.

Outras grandes obras emblemáticas como a Secretaria da Fazenda, o Instituto de Educação e a Praça da Matriz caracterizam a mobilização da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação como marco na história rio-grandense.

À Divisão de Projetos de Arquitetura compete gerenciar e planejar todos os projetos na área de arquitetura, patrimônio histórico, paisagem e desenho urbano inerentes às obras públicas. A estrutura da divisão é composta pelas seguintes seções:

- Seção de Projetos de Prédios Escolares

- Seção de Projetos de Prédios Hospitalares e Saúde Pública

- Seção de Projetos de Prédios de Equipamentos Públicos Diversos e Agropecuária

- Seção de Projetos de Prédios para a Segurança Pública

- Seção de Projetos de Prédios do Patrimônio Histórico

- Seção de Gerenciamento da Implantação de Projetos e Especificações Técnica e Mapoteca

À Divisão de Projetos de Engenharia compete elaborar e coordenar estudos e projetos de engenharia de prédios públicos. A estrutura da divisão é composta pelas seguintes seções:

- Seção de Projetos Estruturais

- Seção de Projetos Hidrossanitários

- Seção de Projetos Elétricos e Equipamentos

- Seção de Topografia

À Divisão de Orçamento e Custos compete gerenciar todos os levantamentos de custos dos insumos, materiais e mão de obra que darão origem aos preços das obras públicas.

À Seção de Orçamentos compete analisar, quantificar e orçar todos os projetos arquitetônicos e complementares, estabelecer preço oficial para fins de licitação e orçamentos de obras emergenciais, cujos levantamentos são executados pelas CROPs.

À Seção de Análise e Formação de Custos compete analisar os quantitativos dos serviços extras, executar planilhas de compatibilização de serviços suprimidos e acrescidos, manter atualizado os custos unitários dos materiais e serviços a serem utilizados em obras públicas do estado.

Compete à CEOP:

Controlar, orientar, analisar e fiscalizar os procedimentos técnicos e administrativos pertinentes à execução das obras públicas novas, de ampliação, adaptação, conservação, recuperação e de restauração dos prédios públicos, a cargo das Coordenadorias Regionais de Obras Públicas.

Efetuar vistorias, técnicas-periódicas, às Coordenadorias Regionais de Obras Públicas para orientar e auxiliar a fiscalização das obras.

Conteúdos relacionados

Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação