Comunidades rurais da Região Central recebem água encanada

Redes dagua SOP site
Em Agudo, rede de água beneficiará 133 famílias - Foto: Tiago Fernandes / SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy - Ascom SOP

Em roteiro na Região Central nesta sexta-feira (15), o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, inaugurou e vistoriou 42 quilômetros de redes de água executados em parceria pelo governo do Estado e municípios. A iniciativa beneficiará 133 famílias de Rincão Pinhal, em Agudo, e 60 famílias da Colônia Borges, em Restinga Sêca.

Em Agudo, ao lado do prefeito, Valério Vili Trebien, lideranças locais e comunidade, o secretário inaugurou cerca de 22 quilômetros de redes de água.  Foram investidos R$ 347,7 mil para a implantação do sistema de abastecimento na localidade, sendo R$ 250 mil do Estado e outros R$ 97,7 mil de contrapartida do município.

As obras de execução de redes de água na Colônia Borges, em Restinga Sêca, foram vistoriadas junto ao prefeito, Paulo Ricardo Salerno. “Já temos 10 quilômetros prontos, onde 28 famílias podem se ligar na rede ainda este ano. Os 10 restantes serão concluídos em janeiro”, afirmou o titular da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP). O investimento do Estado na obra é de R$ 100 mil.

Restinga Seca SOP
Em Restinga Sêca, redes de água beneficiará a comunidade Colônia Borges - Foto: Tiago Fernandes - SOP

Fabiano Pereira destacou a importância histórica da iniciativa: “Muitas comunidades dependem de poços artesianos individuais, caminhões-pipa e poços escavados manualmente. Este pode parecer um investimento pequeno, mas representa muito no dia a dia das famílias que passarão a ter água encanada. Água é vida, é saúde, é bem estar. E mais do que isso, água é dignidade”, completou.

Mais redes de água – Em Dona Francisca, o secretário Fabiano Pereira e o vice-prefeito, Edaleo Dalla Nora, assinaram um convênio de cooperação entre o município e a Corsan para execução de 2 quilômetros de redes de água em localidades do interior. O investimento do governo do Estado será de R$ 26 mil.

Dona Francisca
Governo do Estado e prefeitura assinaram convênio para a execução de redes de água em Dona Francisca - Foto: Tiago Fernandes - SOP