Com foco no saneamento, SOP realiza vistoria técnica em Quaraí

SOP em Quarai siteEDTS
Vistoria dos serviços ocorreu com equipes da SOP, Corsan, prefeitura e Funasa - Foto: Divulgação SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP

A vistoria das obras de esgotamento sanitário motivou roteiro do diretor de Saneamento da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Jean Bordin, no município de Quaraí, na Fronteira Oeste. A atividade foi realizada em conjunto com a prefeitura municipal, a Corsan e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Estão sendo investidos cerca de R$ 1,5 milhões em ações para a promoção do saneamento no município.

As principais obras realizadas são a implantação de 3,5 quilômetros de tubulação, além de ligações domiciliares até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O recurso foi obtido através da Funasa, com operação de sistema da Corsan e fiscalização da SOP. “Nosso objetivo era conferir o funcionamento do sistema e foi detectado a normalidade das operações. Quando se investe em saneamento, se investe em saúde e bem-estar às famílias”, destacou Bordin, durante reunião na prefeitura no último dia 22 de maio. “São ações que também se refletirão no futuro, na preservação do meio ambiente”, completou.

O diretor da SOP também destacou a relevância do trabalho descentralizado da Secretaria. “O desafio da gestão, conforme orientação do secretário Salazar, é estar mais próxima das demandas, e em constante diálogo com as comunidades. Os roteiros cumprem justamente esse papel”, completou, em referência ao titular da pasta, Rogério Salazar.

Participaram do roteiro, ainda, os engenheiros da Funasa, Afonso Carlos Costa e André Peixoto San Martin. A comitiva também esteve reunida com o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Quaraí, Luís Pires.