Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia o Vale do Caí

Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia Vale do Caí
Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia Vale do Caí - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Por Letícia Bonato/SECOM

Comunidades e indústrias de Triunfo e Montenegro foram beneficiadas, nesta sexta-feira (18), com a ampliação do sistema de distribuição de água potável da Corsan. A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (Sitel) aumentou a capacidade de produção de 30 para 60 litros por segundo, com investimento de mais de R$ 2,8 milhões. O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, participaram da inauguração na sede da Sitel, no Polo Petroquímico de Triunfo.

O aumento na capacidade de tratamento de efluentes industriais do Polo se dá pela instalação de um segundo bloco hidráulico e a substituição de oito mil metros de rede, com diâmetro de 300 milímetros no entorno do Polo Petroquímico, bem como no Distrito Industrial, além das comunidades vizinhas ao sistema dos municípios.

A expansão beneficia pelo menos 5,2 mil habitantes em Triunfo e 229 empreendimentos do entorno da cidade e Montenegro, além do Distrito Industrial e do presídio estadual montenegrino.

Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia o Vale do Caí
Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia o Vale do Caí - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Para Sartori, o benefício trará maior desenvolvimento humano e econômico à comunidade do Vale do Caí. "O governo do Estado tem a obrigação de facilitar o atendimento às pessoas. Essa é mais uma maneira de avançar o sinal para entregar um serviço melhor com tratamento de esgoto diferenciado. O avanço tecnológico e o incentivo à pesquisa têm recebido apoio do nosso governo", afirmou.

Fabiano Pereira destacou a ampliação do abastecimento de água e a qualificação do tratamento de esgoto em Triunfo e Montenegro para melhorar a qualidade de vida da população e gerar desenvolvimento econômico e social. “Este é o Rio Grande que dá certo, que se volta para fora para atender a sociedade”, afirmou.

Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia Vale do Caí
Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia Vale do Caí - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

A ampliação da ETA permitirá que a Corsan atinja os menores índices de perda de água, que registraram média acumulada de 28,13% neste ano. "Temos aqui, desde 1982, a responsabilidade de devolver efluentes sem prejudicar o meio ambiente. Estamos aumentando a eficiência com redução dos custos num esforço conjunto para prestar melhores serviços no Polo", ressaltou o presidente da companhia, Flávio Presser.

Desenvolvimento regional

O investimento de R$ 2,3 milhões envolve a substituição da rede, tubulações e assentamentos, mais R$ 420 mil para a instalação e início da operação do segundo bloco e R$ 105 mil em equipamentos.
"Pensamos num futuro melhor para o Rio Grande do Sul e é essa produção que vai servir de exemplo para outros estados e internacionalmente", enfatizou o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

"Somos parceiros da Corsan e estamos expandindo cada vez mais nossa rede. O governador nos mostra que, com coragem e determinação, vamos fortalecer as indústrias do Polo", acrescentou o prefeito de Triunfo Valdair Gabriel Kuhn.

Tecnologia de ponta para reduzir custos

Estação de Tratamento de Água (ETA) da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (Sitel) - Foto: Jean P.H.Maidana / ASCOM SOP
Na Sitel, as autoridades visitaram o laboratório onde está sendo desenvolvido um novo equipamento que permitirá obter informações sobre a performance da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) 300 vezes mais rápido do que os procedimentos atuais. O Sistema de Respirometria, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi concluído em apenas oito meses. O investimento é de R$ 469.780,80.

A utilização do respirômetro online possibilitará, de forma inédita, simular diferentes estratégias de controle operacional pelo uso de ferramentas avançadas de computação fluidodinâmicas em cluster (sistema entre computadores) de alto desempenho. A cooperação técnica entre Furg e Corsan amplia a colaboração entre entes públicos, privados e centros de pesquisa para gerar inovação.

O professor Fabrício Santana explicou que o objetivo do projeto é produzir protótipos em benefício de estações de tratamento do Estado, com redução nos custos de até 20%, para futuramente comercializar o produto. "O aparelho prevê redução do tempo de análise sobre a demora da quantificação do parâmetro que é utilizado no controle de estações. Hoje, esse processo leva 5 dias. Com o novo equipamento será de apenas 20 minutos, ajudando na tomada de decisões e reduzindo custos de energia", esclareceu.

A respirometria é um processo que utiliza produtos que ainda não são produzidos no estado. O equipamento está sendo construído pelos acadêmicos e servidores da Corsan. Custa em média R$ 400 mil, se importado. A produção na Sitel deve ser de apenas R$ 15 mil. A implantação deve ser concluída em três meses.

00:00:00/00:00:00

Ampliação de R$ 2,8 milhões no tratamento de água beneficia Vale do Caí

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul